Romaria das Dores - Juazeiro do Norte


A procissão de nossa Senhora das Dores reúne, todos os anos, milhares de peregrinos que vão à Juazeiro do Norte em busca de conforto ou para pagar promessas (Foto: Thiago Gaspar). OS DETALHES PARA os serviços que serão operados na Romaria de N. Sera. das Dores foram fechados nesta semana.

A festa de amanhã abre o calendário do semestre das grandes romarias no município de Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. Será aberta com uma carreata saindo da Matriz pelas principais ruas deste município, amanhã, a Romaria da Mãe das Dores. São mais de 15 dias de festa, atraindo uma multidão romeira de várias partes do Nordeste. A expectativa da Igreja é reunir cerca de 400 mil fiéis durante os 15 dias de festas em Juazeiro. O município e a Igreja se preparam para receber os peregrinos da fé. A festa da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Dores, abre o calendário do semestre das grandes romarias no município. A carreata terá início às 8 horas do domingo. No fim da tarde, outro ritual de abertura segue, com a saída da Procissão da Bandeira e da imagem da residência de Geraldo Propício Rodrigues, Francisca Maria de Lima Rodrigues (Dona Moça) e Cícera Lúcia, às 17h30, do Horto, pela estrada velha, chegando no início da noite na Basílica de Nossa Senhora das Dores. As bandeiras de todos os estados nordestinos serão hasteadas às 18h30. Em seguida, será dado início aos noitários. Às 19 horas, uma missa presidida pelo administrador da Matriz, padre Paulo Lemos, abre a festa.

Paralela à programação, várias medidas estão sendo tomadas este ano no sentido de proporcionar maior organização às romarias. Em reuniões setorizadas, toda semana a Secretaria de Turismo e Romaria reúne segmentos para discutir os detalhes da festa. Na própria igreja, vários trabalhos estão sendo feitos, como a construção da capela do Santíssimo Sacramento e a ampliação da capela do Encontro, onde se encontra o túmulo do padre Murilo de Sá Barreto. Segundo o padre Paulo Lemos, a meta é que o trabalho seja concluído até as proximidades do início da festa, quando começa a chegar a maioria dos romeiros. Normalmente nos primeiros dias, até o dia 10 de setembro, não é tão grande a movimentação na cidade. Os visitantes, em grande parte, começam a chegar apenas próximo dia 15, dia da procissão.

Carreata

A tradicional concelebração do dia 20 último, em sufrágio da alma do Padre Cícero, atraiu cerca de 20 mil fiéis, que foram rezar e visitar o túmulo do sacerdote na Capela do Socorro. O presidente da liturgia, padre Paulo, lançou a programação oficial da Romaria de Setembro, chamando a atenção para a carreata em homenagem à Nossa Senhora das Dores. Até o dia 15 de setembro, haverá devocionário mariano, missas, pregações, noitários, procissões e diversas homenagens e shows religiosos. O tema para este ano será: "Mãe das Dores, Caminho de Paz e Justiça para Cristo" e a romaria faz alusões ao centenário de emancipação política da terra de Padre Cícero, Juazeiro do Norte. O padre Paulo lembra o chamamento do Padre Cícero para que "continuem a visitar o Juazeiro, em Romaria à Santíssima Virgem, como sempre fizeram". Também ressalta a importância do louvor à Maria e do lema da Campanha da Fraternidade "A Mãe das Dores é caminho de Paz e Justiça para Cristo".

Encerramento

A procissão de encerramento se realiza no dia 15, às 16 horas, com festas, orações, benditos e show pirotécnico. Ao meio-dia, acontece a despedida do romeiro na Basílica. O templo responsável pela origem de Juazeiro, a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, está sendo preparada para receber os romeiros que virão participar da festa da Mãe das Dores. São muitas as novidades que aguardam os peregrinos a partir de uma nova capela que se destinará às adorações ao Santíssimo Sacramento. A Capela do Encontro ganha nova roupagem. A imagem de Pietá foi restaurada e transferida da base do marco da passagem do milênio, colocada no início da passarela construída na Praça dos Romeiros, para o centro da cúpula.

PEREGRINAÇÃO

Que vocês continuem a visitar o Juazeiro, em Romaria à Santíssima Virgem"
Padre Paulo Lemos
Administrador da Matriz

FESTA

15 dias de festa, devoção e fé na Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, que reúne uma multidão de várias partes do Nordeste

Mais informações
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte
(88) 3511.2202

OPERAÇÃO ROMEIRO

Medidas para atender os peregrinos preocupação

Juazeiro do Norte. Os serviços destinados ao atendimento e recepção do romeiro neste município foram fechados durante esta semana, com a Operação Romeiro, para a festa da Mãe das Dores, de 30 a 15 de setembro. Uma reunião foi realizada na quarta-feira passada para acertar os últimos detalhes. As principais mudanças neste semestre das grandes romarias que se iniciam é a desobstrução das ruas São Pedro e Avenida Padre Cícero, com a retirada dos vendedores das calçadas da Praça dos Romeiros. Os barraqueiros já estão se instalando após a cúpula da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Este ano, haverá áreas destinadas apenas às barracas que comercializam comida, que serão pintadas de branco. As que vendem bebidas alcoólicas estarão funcionando até a meia-noite. Sete barracas ao lado do posto da Rua Padre Cícero estão autorizadas a vender o produto. Durante as celebrações da padroeira de Juazeiro ficará proibido o uso de carros de som no entorno da Basílica.

Uma melhor estrutura para as barracas também está sendo exigida, além da cobrança de alvarás de funcionamento. Pela primeira vez, o município vai taxar os barraqueiros e a receita será utilizada nos gastos com a higienização do local. Os valores se situam entre R$ 150 e R$ 294, dependendo da localização, e serão pagos em três parcelas: 5 de setembro, 10 de outubro e 10 de novembro.

Segundo presidente da Comissão Permanente, Cláudio Luz, o valor será utilizado na melhoria dos espaços. Nos locais, está sendo proibido o uso de papelão ou plástico. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 60 dos pouco mais de 100 barraqueiros que vendem alimentos participaram de uma reunião no Círculo Operário São José. O secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, presidiu o encontro que orientou sobre higiene, cuidados com a gripe A e quanto a alimentação a ser vendida. Tudo em nome da organização e da saúde dos romeiros, não mais se tratando sobre a questão da localização.

Um dos sérios problemas de saúde dos romeiros está relacionado à alimentação comercializada em Juazeiro. Segundo o secretário de Saúde, Giovani Sampaio, uma média de 400 peregrinos são examinados ou internados com problemas digestivos decorrentes de alimentos consumidos em Juazeiro, nas festas. Há perspectiva, por meio da Secretaria de Ação Social, de fornecimento de mais mil refeições, além das mil servidas no Restaurante Popular, incluindo fins de semana.

Outro aspecto é o fortalecimento da segurança, em que poderão atuar mais de 250 homens, espalhados pelo principais pontos de aglomeração e visitação dos fiéis. Juazeiro deverá receber, principalmente nos últimos quatro dias da festa da Mãe das Dores, cerca de 400 mil pessoas. Este ano, a romaria contará com o Ronda do Quarteirão, instalado em Juazeiro. A Secretaria de Segurança Pública do município irá solicitar do Estado a possibilidade de realizar os boletins de ocorrência na viatura móvel que permanecerá na Praça dos Romeiros.

Barreiras para informar sobre as mudanças dos locais e como os barraqueiros devem se instalar na cidade serão feitas nas entradas de Juazeiro do Norte, vindo de Crato e Barbalha. Também serão feitos trabalhados relacionados à segurança e à saúde, com informações sobre a gripe A.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Jornal Chapada do Araripe
fonte: Blog do Crato

Comentários

Anônimo disse…
festa realmente linda!!!
Valdecy Alves disse…
Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

www.valdecyalves.blogspot.com