Trem do Cariri


A construção de nove estações de passageiros, a remodelação da linha permanente do trecho entre as estações de Juazeiro e Fátima, em Juazeiro do Norte e a construção de uma oficina de manutenção continuam em andamento para a implantação do metrô do Cariri, que interligará os municípios de Juazeiro do Norte e Crato. O trem que servirá à linha continua sendo submetido à testes de todos os seus equipamentos. O Metrô faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas para a requalificação do transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado. A primeira experiência é o Trem do Cariri que liga Crato e Juazeiro do Norte, que contam com cerca de 400 mil habitantes. O custo total do projeto é de cerca de 22 milhões e deverá estar operando este ano. A empresa Bom Sinal, fabricante dos trens que serão utilizados pelo Metrô do Cariri está realizando os testes de velocidade e frenagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) daquele metrô.

Os veículos, fabricados em Barbalha, custaram ao Estado R$ 4,5 milhões, incluindo a manutenção das máquinas. São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A demanda inicial estimada é de 5.000 passageiros/dia, num total de 76 viagens/dia. O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,6km com nove estações. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes
Fonte: Blog do Crato

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