Aurora e Mauriti com agências do INSS

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, do Partido dos Trabalhadores ( PT ), esteve no Cariri assinando ordem de serviços para construção das agencias do Instituto Nacional da Seguridade Social ( INSS ) nas cidades de Mauri ti e Aurora no valor de 686 mil reais. As obras serão iniciadas imediatamente e a construtora KVN Serviços e Engenharia LTDA tem prazo de 275 dias para concluí-las. No Cariri serão construídas 10 novas agencias em municípios com mais de 20 mil habitantes e em todo Ceará serão 57 unidades, totalmente climatizada e informatizada. Um investimento de 69 milhões de reais. As obras fazem parte do processo de desburocratização da Previdência Social com o objetivo de melhorar a acessibilidade dos brasileiros aos serviços previdenciários, disse o ministro.

O ministro José Pimentel disse que com a agencia os aurorenses e mauritienses vão conseguir a aposentadoria, pensões e salário-maternidade em apenas meia hora, a exemplo do que já vem sendo feito em qualquer parte do território nacional desde do dia 27 de janeiro de 2009. Semelhante serviço também será oferecido aos trabalhadores rurais proprietários de 176 hectares de terra, o equivalente a quatro módulos fiscal. Jose Pimentel disse que hoje no Brasil existem 5 mil e 200 médicos peritos e estão sendo contratados mais 500 para melhorar o setor.

O prefeito de Aurora, Adailton Macedo do PSDB disse que a agencia da Previdência Social em sua cidade representa um avanço e acaba com a dificuldade de centenas de trabalhadores e trabalhadoras do município que saiam as 4 horas da manhã para Juazeiro ou Crato, distantes 132 quilômetros, em busca dos serviços previdenciários que as vezes demoravam até quatro anos para consegui-los. Com a chegada da agencia, disse o prefeito, acaba-se essa via-crúcis.

A dona de casa Maria Soledade Santos Pereira, de 60 anos, tenta há três conseguir sua aposentadoria e sempre quando vai ao INSS falta um documento, disse ela. Agora com a desburocratização anunciada pelo ministro espera se aposentar sem ser mais preciso sair de Aurora. O trabalhador rural da agricultura familiar, Candido Francisco Oliveira não sabe ao certo se sua propriedade preenche os requisitos exigidos, mas quando a agencia da previdência estiver funcionando em sua cidade, ele vai tentar sua aposentadoria rural.

Esta foi a primeira vez que um ministro de estado esteve em Aurora e compareceram a solenidade trabalhadores rurais, sindicalistas, empresários, lideres comunitários, secretários municipais e prefeitos.
Fonte: site Miséria

Comentários