Vistoria dos Deputados Estaduais em obras no Cariri

A Comissão Especial para Avaliar as Obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) formada por deputados estaduais com assentos na Assembléia Legislativa visitou, nesta segunda-feira, três obras em construção na região do Cariri. A primeira delas foi a Ferrovia Transnordestina no município de Abaiara, seguindo pela Transposição das Águas do Rio São Francisco em Mauriti e a recuperação da BR-116 à altura do município de Brejo Santo.



Logo cedo, desembarcaram no Aeroporto Regional do Cariri os deputados Edson Silva (presidente da Comissão); Augustinho Moreira (vice); Wellington Landim (relator) e os membros Lula Morais e Nélson Martins. Na passagem pela localidade denominada Café da Linha, a comitiva foi se inteirar sobre o andamento nas obras da Ferrovia Transnordestina. Os parlamentares querem saber em todas elas sobre o custo da obra, o total de recursos já liberado, o estágio atual e a previsão de término.



A princípio, a Obra da Transnordestina deve ser concluída em 2012 ao contrário de 2014 como foi planejado anteriormente. Em Mauriti, eles foram até a zona rural onde está o canteiro de obras da Transposição e se inteiraram sobre o entrevero entre a construtora que ganhou a concorrência e as que foram sublocadas por esta. O conflito por conta do atraso de três meses no pagamento já determinou até a suspensão das obras por cinco dias.

Tanto na ferrovia, quanto na interligação das bacias os maiores problemas são relacionados com as desapropriações. Em Brejo Santo, visitaram trechos da recuperação da BR-116 que prevê nova camada asfáltica entre os municípios de Ipaumirim e Penaforte na divisa com o Estado de Pernambuco. Segundo o deputado Wellington Landim, trata-se de uma rodovia já com 40 anos mesmo a vida útil do asfalto sendo de 20 anos.











Ele acrescenta que os paliativos jamais resolveram a situação até que fosse tomada a decisão de remover o asfalto antigo. Wellington Landim lembra que a comissão tem até o final do ano para entregar o parecer desse relatório de visitas, mas o prazo pode e deve ser prorrogado em mais 60 dias. A Comissão foi instalada dia 26 de agosto e já ouviu os secretários estaduais de Recursos Hídricos, César Augusto Pinheiro; das Cidades, Joaquim Cartaxo; e da Cultura, Auto Filho; a secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita; o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes; o superintendente do Dnit, Guedes Neto; o presidente da Cagece, Henrique Lima; além de realizar visitas, como a que foi feita ao c anteiro de obras do Metrofor.

Fonte: Site Miséria

Comentários