Pra onde vão os votos de Ciro Gomes

Com a saída de Ciro da disputa presidencial, entra em cena a disputa pelos seus votos. Ou melhor, está em foco a questão de para onde irão os votos que seriam dele.
São várias análises, e aparentemente não há consenso, mesmo se observarmos que há uma tendência maior de que os votos migrem para José Serra. Diferentes enquetes feitas em todo o país apontam para esse resultado.
No Blog Eleições da Jangadeiro não foi diferente: na enquete sobre o destino dos votos que seriam de Ciro Gomes, 44% afirmam que migrarão para José Serra (PSDB), 34% para Dilma Rousseff (PT) e 22% para Marina Silva (PV).
É preciso cuidado com essas informações. Aparentemente José Serra é o maior beneficiado. Esses números representam uma foto de um processo em movimento. Para analisá-los melhor precisamos ampliar o contexto no qual estão inseridos.
Cabem algumas considerações: nas pesquisas feitas até agora, em torno de 40% da população não sabe que Dilma Roussef é a candidata do PT, ou do presidente Lula, como queiram. Quando essa informação aparece nas pesquisas, Dilma fica com um percentual maior de intenção de voto do que Serra.
Por outro lado, José Serra é bem mais conhecido, já disputou eleições e ocupou diferentes cargos na esfera pública. Acrescentem-se os vínculos dos cearenses com Ciro Gomes e a fala do mesmo após a retirada de sua candidatura.
Não estou afirmando que não seja possível que os votos que seriam de Ciro Gomes realmente migrem para José Serra. Apenas penso que acreditar nessa tendência como algo definitivo pode ser precipitado.
Por exemplo: quando Ciro se pronunciar a respeito da campanha, se ele apoiar oficialmente e se engajar na campanha de Dilma Rousseff, esse cenário pode mudar? Quando passar um pouco mais o tempo e a poeira baixar, as críticas de Ciro e suas “mágoas” ainda terão a força de mobilizar a pauta política e de influenciar tendências de intenção de votos?
Ciro elogiou Serra e criticou Dilma Rousseff. Entretanto, seu partido é da base governista e irá oficializar seu apoio a candidata do PT. Ciro foi ministro do governo Lula e esteve ao seu lado até ontem, digamos assim. Sentiu-se traído por Lula e atirou para todo lado.
Continuo acreditando que Ciro é bastante experiente e de inocente não tem nada. Ele arriscou, tentou consolidar sua candidatura, mas seu projeto se mostrou inviável. Tem recebido apoio de diversos “internautas”. Algo me parece meio fora de lugar, ou talvez seja uma dificuldade conseguir ver Ciro Gomes como político que foi traído, enganado.
Não deixa de ser interessante a solidariedade expressa pelos seus admiradores/eleitores. Esse sentimento deve ser cultivado em nossas relações sociais. Vamos aguardar as próximas falas de Ciro Gomes, as próximas pesquisas, que a partir das campanhas em cena, nos darão informações mais consistentes.
Veremos se o fato de Dilma não ser ainda conhecida por um alto percentual dos eleitores, como candidata oficial, realmente muda a direção das intenções de voto apontada até agora ou não. A partir desse momento, aí sim, estaremos falando de como se dá a disputa sem Ciro como candidato.
*Lélia Lis Lacerda é socióloga, analista política da TV Jangadeiro

fonte: TV Jangadeiro

Comentários