Um jatobá, árvore considerada mística pelos índios, foi escolhida como pau da bandeira da festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. A indicação foi feita no último dia 25 por uma comissão de carregadores do pau, tendo a frente o "capitão do pau", Rildo Teles. O corte da árvore, marcado para o próximo dia 15, depende de autorização do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM-Bio) e Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA). O pau, de acordo com Rildo, mede mais de 22 metros de comprimento e pesa mais de duas toneladas.

O representante das duas instituições ambientais, William Brito, disse que, a princípio, não há nenhum problema. "Não é esta a primeira vez que o jatobá é utilizado como mastro da bandeira de Santo Antonio. Mas nós vamos lá de hoje para amanhã, com a finalidade de analisar o impacto ambiental causado pela retirada da árvore", garantiu o chefe da Apa Araripe. Desde 2008 que a retirada do pau é acompanhada pelo Ministério Público e órgãos ambientais com o objetivo de reduzir a degradação do ecossistema. Este ano, a comissão apontou três árvores: um jatobá, uma rama branca e um jacarandá, localizadas nos sítios São Joaquim e Flores, no pé da Serra do Araripe. O técnico ambiental do ICM-Bio, Pedro Augusto, adverte que, até o momento, não foi cumprido o Termo de Ajuste de Conduta (TEC) assinado em 2008 entre a Prefeitura e o Ministério Público, obrigando o poder executivo a reflorestar a área devastada. "Este é o segundo ano que o pau é cortado sem o cumprimento do acordo", diz Augusto. Rildo Teles informou que, em 2009, foram plantadas mudas de jatobá, angico e pau d´arco no pé da serra. Esclareceu que o compromisso dele é com a retirada do pau de dentro da mata. "Estamos tomando todas as providências para não danificar a área", garantiu.

Depois de cortada, a árvore é colocada no sol para secar. O carregamento do pau da bandeira ocorre no dia 30 com a presença, segundo estimativa da coordenação da festa, de mais de 300 mil pessoas. O ritual começa ao meio-dia com os carregadores, de mãos dadas, rezando o Pai Nosso, na chamada "cama do pau", local onde a árvore foi colocada para secar.

Este ano o corte e o carregamento do pau da bandeira de Barbalha serão acompanhados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que incluiu a festa no programa de pesquisa, tendo em vista o tombamento do evento como patrimônio imemorial da cultura popular.

Além da festa, o Iphan incluiu outros equipamentos da cultura popular no seu programa de preservação.

Compromisso

"Não é cumprido o Termo de Ajuste e Conduta (TEC) que foi assinado em 2008"
Pedro Augusto
Técnico ambiental do ICM-Bio
MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Barbalha
Rua Princesa Izabel, 187
(88) 3532.0090/ (88) 3532.0187
(88) 3532.3022

Fonte: Site Miséria

Comentários