Mandioca Gigante é atração no Ceará

Servidor do Detran transforma área livre de local de trabalho em mini-sítio e colhe bons frutos em Quixadá
Quixadá. O vistoriador do Detran de Quixadá, Francisco Francelino de Lima, 64 anos, o "Chico do Detran", como é popularmente conhecido, se considera um dos fundadores do órgão estadual de trânsito neste Município. São quase 40 anos de serviços prestados. Mas, agora, o maior orgulho dele é a mandioca gigante colhida no quintal da repartição onde trabalha. A raiz atingiu 3,5 metros de comprimento. O peso chegou a 29,6 quilos. A média é de 240 gramas. São mais de 100 vezes acima do peso normal.
A façanha de "Chico do Detran" atraiu a atenção de motoristas e motociclistas que chegavam na área de vistoria e emplacamento da unidade regional do Departamento de Trânsito do Estado.

DistribuiçãoA curiosidade seria ainda maior se ele tivesse o cuidado de retirar a mandioca por inteiro. Mesmo assim, estava feliz. Além de separar um pouco para a comemoração da vitória do Brasil sobre a Holanda, distribuiu o restante com os colegas de trabalho e amigos. Assada, é um excelente tira-gosto.
O próprio vistoriador ficou impressionado com o tamanho da mandioca. Havia feito o plantio há cerca de um ano. No preparo da terra, apenas estrume - adubo natural - e água. Chico se refere ao sítio improvisado, cuidado por ele mesmo, na área onde seria recanto de mato, lixo e sucata. Além da espécie comestível, colhe ali limão, banana, goiaba, cana doce, abacate, acerola, mamão e seriguela. Dá de tudo nos pouco mais de 100m² rodeados de prédios, automóveis e rochas.

Ironia
Por ironia, o servidor possui uma pequena propriedade. Fica situada na localidade de Pote Seco, a pouco mais de 12km do Centro de Quixadá. Lá, a principal cultura é a do milho. Mas este ano, além do prejuízo, não deu nada. O inverno foi fraco. Faltou água. Daí a felicidade com a colheita da enorme macaxeira. Ele se sentiu de alma lavada. A área no pátio dos fundos do Detran poderia ser transformada em um jardim. Estava previsto no projeto arquitetônico. Todavia, o hábito herdado do pai falou mais alto. Terra boa no sertão, não importa onde, não se desperdiça. A iniciativa de Chico do Detran reflete uma necessidade dos trabalhadores rurais de Quixadá. Ontem, lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTRQ) se reuniram para discutir o engajamento dos associados no programa "Quintais produtivos", desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado. O modelo é uma das opções propostas pelo Governo do Ceará como mais um suporte para convívio no semiárido.

Investimento
A SDA está investindo R$ 20 mi nesse projeto. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com uma contrapartida de 15% do Governo do Estado. O objetivo é atender cerca de 1.500 famílias do Interior com captação, armazenamento e utilização de água para produção de alimentos. O projeto prevê a construção dos quintais, com horta, pomar e criatório de pequenos animais. A água será armazenada em cisternas, com capacidade para 50 mil litros. Também está prevista a distribuição de sementes.
Entretanto, segundo um dos líderes da classe e presidente licenciado do STTRQ, Eronilton Buriti, dos 20 Quintais produtivos oferecidos pela SDA para seu município, apenas 17 famílias demonstraram interesse no programa. Além de não saberem ao certo como funcionará, precisam de auxílio imediato para saciar a fome. Há mais de três anos "Chico do Detran" cuida do "quintal" da repartição onde trabalha. "Para começar a colher os frutos demora", lembra Buriti. Pelos cálculos dele mais de 2,7 mil famílias de lavradores do seu município estão fora do Garantia Safra.

Fonte Blog Rádio união

Comentários