Fest Leite o Maior Queijo do Mundo

Pecuaristas querem bater mais um recorde mundial produzindo queijo coalho de 900 quilos no Interior

Quixeramobim. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), a Prefeitura de Quixeramobim e diversos parceiros realizam, a partir de hoje, a quarta edição do Festival do Leite (Fest Leite). A atração de abertura do Fest Leite nesta noite será a exibição e pesagem do maior queijo coalho do mundo. Os pecuaristas e proprietários de laticínios deste Município, reconhecido como maior produtor de leite bovino do Ceará, aguardam com expectativa, mais uma vez, a quebra do próprio recorde, atingindo a marca de 900 quilos. Ano passado, eles alcançaram 760,5Kg.

Desde 2007, quando foi realizado pela primeira vez, o Fest Leite apresenta, ano a ano, queijos cada vez maiores. O primeiro alcançou o peso de 320Kg, superando o feito em Cárceres, no Estado do Mato Grosso, com 230Kg. No ano seguinte, chegaram aos 718Kg, superando o recorde mundial, até então pertencente a Holanda. Hoje, logo após sua exibição, o maior deles será fatiado e distribuído com o público. O restante será doado para hospitais e asilos da região.

Simultaneamente, no mesmo espaço, será realizada a V Feira de Agronegócios Artesanato Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ). As duas exposições seguem até o próximo sábado, 14, atraindo pecuaristas, empresários e milhares de visitantes à Praça da Matriz de Santo Antônio, no Centro da cidade. A abertura oficial será às 20 horas, logo após a exposição do super queijo, produzido por técnicos do Instituto Centec, Axé Química e da indústria Doces Gostosura. Em seguida, haverá desfile comercial das empresas participantes e, logo depois, apresentações culturais.

Com base nas edições anteriores, os organizadores estimam a participação de expositores de vários municípios do Ceará. São esperados cerca de sete mil visitantes. No fechamento dos eventos simultâneos, o volume de negócios deverá atingir marca superior a R$ 80 mil. Até lá, os interessados poderão conhecer e avaliar a produção regional e apreciar as habilidades manuais sertanejas incluindo a gastronomia. Na outra ponta do eixo os produtores terão a oportunidade de experimentar as novas tendências tecnológicas para o campo. Nas exposições serão feitos atendimentos a empreendedores individuais (EI), a nova categoria empresarial aprovada pelo Projeto de Lei Complementar 128 de 2008.

Composição
9,2 mil litros de leite foram usados no maior queijo coalho do mundo, além de 101,2kg de sal, 2,8 kg de coalho líquido, 4,6kg de cloreto de cálcio. 16 profissionais participaram do preparo da massa

MAIS INFORMAÇÕES
Sebrae Quixeramobim
(88) 3441.1264
Prefeitura de Quixeramobim
(88) 3441.1326

Alex PimentelColaborador


Fonte: Diário do Nordeste

Comentários