Estradas do Ceará só 1% está em ótimo estado de conservação

No Ceará, somente 1% das estradas está em "ótima" condição, segundo a Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que avaliou as rodovias federais e estaduais de todo o País. As rodovias consideradas "boas" no Ceará representam 13,7%, quase a mesma parcela das que são tidas como "pessimas" no Estado (13,4%). Grande parte (49,3%) das estradas cearenses está em condição "regular" e 22,6% são consideradas "ruins" na avaliação da Confederação Nacional de Transporte.

São Paulo continua tendo as melhores estradas do País. Lá, 61,7% das rodovias paulistas podem se classificadas como "ótimas". Segundo a pesquisa, as rodovias brasileiras tiveram uma relativa melhoria de qualidade entre 2009 e 2010, . O levantamento, que inclui rodovias federais e estaduais, mostra que 14,7% das estradas brasileiras podem ser classificadas como "ótimas" e 26,5% como "boas". No ano passado, a pesquisa apontava que o País tinha 13,5% de suas rodovias em ótimo estado e 17,5% em boas condições.

Mas nem todas as notícias são positivas. Ainda que em menor intensidade, a pesquisa também apurou um crescimento das avaliações negativas das estradas. De 2009 para 2010 o porcentual de vias "ruins" passou de 16,9% para 17,4%, enquanto as pistas classificadas como "péssimas" tiveram um aumento de 7,1% para 8% do total. A grande diferença está na nota "regular", que diminuiu de 45% em 2009 para 33,4% neste ano. Segundo a área técnica da CNT, no balanço geral é possível dizer que há mais rodovias melhorando do que piorando. Mas, se por um lado há rodovias sendo recuperadas - o que explica o avanço das boas notas -, por outro há pistas que não estão sendo consertadas.

Durante 37 dias, de maio a junho deste ano, 15 equipes de pesquisadores avaliaram as condições dos 90.945 quilômetros de estradas nas cinco regiões do país. A pesquisa avaliou a situação das rodovias do ponto de vista dos usuários, englobando condições do pavimento, sinalização e geometria da via - que detalha aspectos como se a via é dupla e se tem acostamento.

Fonte: Diário do Nordeste

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