Alguns dos organizadores e pelo menos duas das alunas que foram vítimas da brincadeira moram em Assis e são estudantes do campus da Unesp local. As vítimas não quiseram dar entrevista, mas forneceram à advogada da ONG, Fernanda Rodrigues Nigro, detalhes das agressões.
- Elas foram agarradas pelas costas e os estudantes que assistiam gritavam: 'Pula gorda'." Uma das alunas caiu durante a abordagem e foi "montada" pelo agressor.
- O caso vai correr por lá [Araraquara] porque foi o local dos crimes.
- Além do ato de violência física e psicológica que caracteriza o bullying, podemos falar em assédio moral, constrangimento e crimes de discriminação e preconceito.
Universidade
O vice-diretor do campus de Assis, Ivan Esperança Rocha, afirmou que a instituição não teve participação no evento organizado pelos estudantes.
- Nossos alunos viajaram até lá e soubemos do que aconteceu apenas informalmente.
Ele informou que a diretoria tinha decidido abrir uma sindicância para apurar o possível envolvimento de alunos do campus.
- São quase 2.000 [alunos] e precisamos saber o que realmente ocorreu.
Em nota, a Unesp informou que será aberto um processo disciplinar ainda esta semana.
- A Unesp repudia práticas de desrespeito entre membros de sua comunidade, mas, a fim de assegurar o cumprimento da lei e das disposições do Estatuto da Universidade, inclusive no que se refere à preservação do direito de defesa dos envolvidos, a administração não se pronuncia sobre procedimentos administrativos desse tipo durante o andamento de seus trabalhos.
A Associação Atlética Mané Garrincha, principal organizadora do Interunesp 2010, informou não ter tido conhecimento do abuso cometido por estudantes durante os jogos. O presidente Lucas Reis, aluno do 4º ano de Administração Pública, disse que a associação repudia o ato e promete ajudar a identificar os autores.
- O fato vai contra o espírito esportivo e de confraternização que é proposto pelo evento.
Assinaturas
Em Assis, um abaixo-assinado tinha coletado 500 adesões no manifesto de repúdio contra o episódio até a tarde da última quarta-feira (28). De acordo com a advogada da ONG, o objetivo é cobrar providências para que as agressões não se repitam.
- Queremos uma reação da comunidade acadêmica.
Na semana passada, o NEPS já havia realizado uma manifestação em frente à Unesp.
Comentários
Gostaria de Divulgar seu blog no Cariri Blog para atrair mais visitas para o seu blog? Criamos o serviço de Divulgação para Blogs da Região do Cariri.
Saiba como Divulgar seu Site ou Blog clicando aqui