Os policiais que dirigem as viaturas do Ronda do Quarteirão receberam uma determinação do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), informando que os veículos não podem mais trafegar em velocidade superior a 50 km/h nas vias urbanas.
Segundo o comandante do Ronda, coronel Werisleyk Matias, o motivo principal dessa ordem é para salvaguardar a integridade de terceiros e dos PMs, como também, evitar desastres na Capital.
Conforme Werisleyk, a norma policial diz que, em área urbana, não é permitido trafegar em alta velocidade. “Não há necessidade dessa prática nas ruas de Fortaleza, principalmente porque as vias não tem condições estruturais para velocidade acima do permitido”. O coronel disse ainda que, diariamente, circulam pela cidade 106 viaturas do Ronda. O que, para ele, facilita o cerco aos criminosos que possivelmente estejam fugindo da polícia. “O objetivo é forçar que a fuga siga em direção às CEs ou BRs, vias onde a velocidade é liberada.
O coronel salientou que a determinação não é para acabar com as perseguições, mas sim, para evitá-las. Em alguns casos, pode haver exceções, contanto que o policial comunique junto à Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Ciops) a situação da ocorrência, para, em seguida, solicitar a liberação. Após um sinal positivo da Ciops, a perseguição pode ser feita a qualquer velocidade. Werisleyk ressaltou que os policiais que conduzem as viaturas estão capacitados para tal fim. O coronel atribuiu os altos índices de acidentes envolvendo viaturas às condições das vias da Capital, que, para ele, são ruas estreitas e sem estrutura para perseguições.
Penso eu - Isso faz lembrar a história do cavalheiro que flagrou a mulher dele com um amante fazendo amor no sofá da própria casa e mandou retirar o sofá da sala.
Fonte: Blog do Macários
Comentários