Barro. Só um ônibus?


 Nós do Blog do Barro constatamos que em nossos municípios vizinhos, a frota dos ônibus  "Caminho da Escola" supera Barro em até cinvo vezes mais a frota que nosso município possui. Porquê?

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Em 2008, 1.143 municípios aderiram ao programa e efetuaram a compra de 2.401 ônibus escolares – 1.151 veículos por meio de financiamento do BNDES; 651 por meio de convênios com o FNDE; e 599 com recursos próprios dos municípios.
 Em 2009, foram adquiridos 3.320 veículos – 2.031 por meio de convênios com o FNDE; 1.004 com recursos próprios dos municípios; e 285 por meio de financiamento do BNDES. A estimativa é de que 220 mil alunos sejam beneficiados diretamente quando todos os veículos forem entregues pelas montadoras aos 2009 municípios que aderiram ao programa no ano passado.
Em fevereiro de 2010, o FNDE lançou edital para a realização de um novo pregão para registro de preços, que prevê a compra de cinco mil ônibus neste exercício.
Além dos ônibus escolares, o governo está promovendo a construção de barcos escolares destinados exclusivamente ao transporte de estudantes. Fonte: Fnde

Comentários