Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, no próximo dia 13, o trecho da ferrovia Transnordestina entre Salgueiro (PE) e Missão Velha, no Ceará. A agenda foi confirmada ontem, pelo governador Cid Gomes, em Barbalha, no Cariri.
A Transnordestina é uma ferrovia projetada para ligar o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, ao Porto de Suape (PE) e à cidade de Eliseu Martins (PI). A extensão total é de 1.728 quilômetros.
Lula deve percorrer o trecho de 96 quilômetros de Salgueiro a Missão Velha em um trem fabricado em Barbalha. Após o desembarque em o presidente assina a ordem de serviço para as obras de Missão Velha ao Pecém.
Uma cidade inteira hoje trabalha em vários trechos da ferrovia. De acordo com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), são 11 mil pessoas com carteira assinada na construção. O efetivo é maior que a população de várias cidades do Ceará, como Arneiroz, nos Inhamuns, e Itaiçaba, no Baixo Jaguaribe. É, também, praticamente o dobro da população de Baixio, no Cariri.
No Ceará há obras entre Missão Velha e Aurora, por exemplo. Já em Pernambuco os operários estão em Salgueiro, Custódia, Serra Talhada, Arcoverde, na divisa com o Piauí e entre Nascente e Paulistana. O Piauí tem hoje quatro lotes inteiros em obras. Os outros três lotes aguardam o fim dos processos de desapropriação.
A licença ambiental de instalação para a execução do trecho entre Salgueiro e Missão Velha foi concedida em 8 de dezembro do ano passado. "Esse trecho é de 96 quilômetros. São R$ 3 milhões por quilômetro. O investimento é de aproximadamente R$ 300 milhões de reais", detalhou ao O POVO o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho.
Já a extensão do trecho de Missão Velha ao Pecém é de 527 quilômetros. Este é o maior trecho de toda a Transnordestina. O trecho de Suape a Salgueiro, por sua vez, é de 522 quilômetros.
No prazoO investimento para a execução de toda a Transnordestina é de R$ 5,4 bilhões. A construção da ferrovia foi iniciada em 6 de junho de 2006. A maior parte da obras deve ser concluída em 2012, conforme a empresa confirmou ontem, reforçando ainda que "era o prazo original do projeto".
O trecho cearense de Missão Velha ao Pecém, cujas obras devem levar 30 meses, tem conclusão prevista para 2013, no primeiro semestre. "Ainda existem trechos a serem desapropriados", disse a empresa.
"Nós temos em Pernambuco mais de 95% (de todo o percurso) desapropriado. No Piauí nós temos cerca de 75% desapropriado. No Ceará nós temos aproximadamente 40% desapropriado", disse Tufi. "O Ceará tem uma característica diferente porque quando desapropria, desapropria grandes áreas", completou o presidente.
"A gente estima que até a metade do ano que vem, 100% de todas as áreas estejam desapropriadas", previu.
A projeção da Transnordestina é transportar cerca de 27 milhões de toneladas de carga em 2020.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Uma vez concluída, a ferrovia Transnordestina deve ser um modal de integração entre o transporte de cargas viário e marítimo. No Ceará deve ter atenção especial o processo de desapropriação - ainda com percentual abaixo de 50%.
A Transnordestina é uma ferrovia projetada para ligar o Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, ao Porto de Suape (PE) e à cidade de Eliseu Martins (PI). A extensão total é de 1.728 quilômetros.
Lula deve percorrer o trecho de 96 quilômetros de Salgueiro a Missão Velha em um trem fabricado em Barbalha. Após o desembarque em o presidente assina a ordem de serviço para as obras de Missão Velha ao Pecém.
Uma cidade inteira hoje trabalha em vários trechos da ferrovia. De acordo com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), são 11 mil pessoas com carteira assinada na construção. O efetivo é maior que a população de várias cidades do Ceará, como Arneiroz, nos Inhamuns, e Itaiçaba, no Baixo Jaguaribe. É, também, praticamente o dobro da população de Baixio, no Cariri.
No Ceará há obras entre Missão Velha e Aurora, por exemplo. Já em Pernambuco os operários estão em Salgueiro, Custódia, Serra Talhada, Arcoverde, na divisa com o Piauí e entre Nascente e Paulistana. O Piauí tem hoje quatro lotes inteiros em obras. Os outros três lotes aguardam o fim dos processos de desapropriação.
A licença ambiental de instalação para a execução do trecho entre Salgueiro e Missão Velha foi concedida em 8 de dezembro do ano passado. "Esse trecho é de 96 quilômetros. São R$ 3 milhões por quilômetro. O investimento é de aproximadamente R$ 300 milhões de reais", detalhou ao O POVO o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho.
Já a extensão do trecho de Missão Velha ao Pecém é de 527 quilômetros. Este é o maior trecho de toda a Transnordestina. O trecho de Suape a Salgueiro, por sua vez, é de 522 quilômetros.
No prazoO investimento para a execução de toda a Transnordestina é de R$ 5,4 bilhões. A construção da ferrovia foi iniciada em 6 de junho de 2006. A maior parte da obras deve ser concluída em 2012, conforme a empresa confirmou ontem, reforçando ainda que "era o prazo original do projeto".
O trecho cearense de Missão Velha ao Pecém, cujas obras devem levar 30 meses, tem conclusão prevista para 2013, no primeiro semestre. "Ainda existem trechos a serem desapropriados", disse a empresa.
"Nós temos em Pernambuco mais de 95% (de todo o percurso) desapropriado. No Piauí nós temos cerca de 75% desapropriado. No Ceará nós temos aproximadamente 40% desapropriado", disse Tufi. "O Ceará tem uma característica diferente porque quando desapropria, desapropria grandes áreas", completou o presidente.
"A gente estima que até a metade do ano que vem, 100% de todas as áreas estejam desapropriadas", previu.
A projeção da Transnordestina é transportar cerca de 27 milhões de toneladas de carga em 2020.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Uma vez concluída, a ferrovia Transnordestina deve ser um modal de integração entre o transporte de cargas viário e marítimo. No Ceará deve ter atenção especial o processo de desapropriação - ainda com percentual abaixo de 50%.
Fonte: O Povo
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