Castanhão abrirá comportas nesta sexta 18

Volume despejado pelo Castanhão pode chegar até a 500 m³ (EDIMAR SOARES)
Volume despejado pelo Castanhão pode chegar até a 500 m³ (EDIMAR SOARES)

As comportas da barragem do Castanhão, maior açude do Ceará, vão ser abertas parcialmente na próxima sexta-feira, 18. A decisão foi tomada por um grupo técnico operacional de órgãos responsáveis pelo monitoramento e administração do reservatório para diminuir o crescente volume de água acumulada no açude em decorrência das fortes e constantes chuvas que caem no Estado desde o início do ano, sobretudo na região do Cariri, onde fica o rio Salgado, principal afluente do rio Jaguaribe, barrado pelo Castanhão.

“A ideia, pelas nossas projeções, é que poderemos iniciar a liberação agora com 100 metros cúbicos por segundo e podemos chegar até 500 metros cúbicos por segundo em função do comportamento das chuvas e das vazões da água que vai afluir ao açude Castanhão”, disse ontem Francisco José Coelho Teixeira, superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em entrevista coletiva na sede do órgão.

O número de comportas a serem abertas vai ser definido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que operacionaliza o açude, em Alto Santo, assim como o horário de liberação das águas. Hoje, essas e outras peculiaridades vão ser definidas em reunião em Limoeiro do Norte. O Castanhão se encontrava, ontem, com 71.70% de sua capacidade total que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, ou seja, acumulando 4,9 bilhões de metros cúbicos de água.

“Dos 134 açudes temos 22 reservatórios sangrando e nove com mais de 90% da capacidade que poderão sangrar a qualquer momento. O Orós, por exemplo, que é o segundo maior do Estado, já está com 87% e que poderá sangrar ainda neste mês. E as águas vão pra dentro do Castanhão, por isso que nós já estamos tomando as providências de abrir as comportas”, diz Francisco Teixeira.

Ele afirma ainda que, segundo previsões da Funceme, poderá chover bastante no fim deste mês e em abril o que deverá aumentar a liberação das águas do açude, chegando aos 500 metros cúbicos por segundo.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Castanhão é um dos 13 açudes da Bacia do Médio Jaguaribe. Está construído sobre o leito do rio Jaguaribe e a barragem fica em Alto Santo. Para a sua construção foi preciso remover a sede do município de Jaguaribara.

SAIBA MAIS

O presidente da Funceme, Eduardo Martins lembrou que em fevereiro foi feita previsão que apontou chance de 15% de chuvas abaixo da média, 40% acima da média e em torno da média, 45%.

A partir do prognóstico, a Funceme monitora os rios e as chuvas passando as informações para a Cogerh. Nova previsão será feita pela Funceme próxima semana. Geralmente, são feitas previsões mensais de dezembro a maio.


Para hoje, a previsão é de chuvas no Centro e Norte do Estado. Pode chover também no Cariri e Médio Jaguaribe, onde fica o açude Castanhão.

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br
Fonte: O povo Online

Comentários