Cinema: Filmes estreando em 2011

Do G1 RJ

ATENÇÃO: As críticas a seguir são baseadas no julgamento da equipe de jornalistas do G1 e das agências de notícias parceiras do portal.
Consulte salas e horários em SP
Consulte salas e horários no Rio

'SEM LIMITES'
(Limitless)
EUA, 2011 / Suspense
Direção: Neil Burger
Elenco: Bradley Cooper, Robert De Niro.
Crítica: Em tese, é a situação dos sonhos: um candidato a escritor, Eddie Morra (Bradley Cooper), acuado por um tremendo bloqueio criativo e um prazo pendente para entrega de um livro, tem acesso a um remédio milagroso, o NZT. Um comprimidinho, e magicamente o livro praticamente se escreve sozinho, agradando em cheio à editora.
O que pode dar errado? Muita coisa, como se vê no andamento de "Sem limites", uma mistura de fantasia, drama e suspense que tem Robert De Niro no elenco.
Como aventura, "Sem limites" tem energia e um clima interessante, especialmente em sua primeira metade, conferidos pelo toque do diretor Neil Burger - que lidou melhor com o material de seu filme anterior, o bom "O ilusionista". Neste novo trabalho, em algum momento, a receita desanda. É como se, da mesma forma que na cabeça de Eddie sob o efeito do NZT, as informações corressem com velocidade demais e o foco de muitas delas se perdesse. (Neusa Barbosa, do Cineweb)
Leia mais: Time dos insuportáveis heróis nerds do cinema aumenta com 'Sem limites'

'SUCKER PUNCH - MUNDO SURREAL'
(Sucker Punch)
EUA, 2011 / Aventura
Direção: Zach Snyder
Elenco: Emily Browning, Vanessa Hudgens.
Crítica: Para definir 'Sucker Punch - Mundo surreal' a partir de referências cinematográficas, digamos que se trata de uma espécie de cruzamento de 'As meninas superpoderosas' - sem recorrer à animação - com 'Garota, interrompida'. Como vai um pouco além da mistura, chega a ser uma aventura dark situada no universo do videogame.
Por encontrar-se nesse universo do game (o que é notório a partir do nome), o que se observa são personagens unilaterais, sem nuances - por mais que seja inevitável simpatizar com as meninas Baby (Emily Browning), Sweet Pea (Abbie Cornish), Rocket (Jena Malone), Blondie (Vanessa Hudgens) e Amber (Jamie Chung), todas elas prisioneiras de uma espécie de bordel de luxo, em que os administradores são um tantinho sádicos.
Na verdade, o bordel é imaginário - faz parte dos delírios de Baby, a pobre menina órfã internada num hospício pelo padrasto (Gerard Plunkett), para ficar com seus bens, depois de ter-se livrado da mulher e da outra filha. E o fato de saber-se disso não tira a graça do filme. Muito pelo contrário, até porque sua maior sedução está nesse visual surreal dos sonhos bizarros da menina, que foge da realidade bruta para esse universo repleto de cenários de guerra. (Por Neusa Barbosa, do Cineweb)
Leia mais: 'Sucker Punch' embala fantasia em universo de videogame

 'VIPS'
(idem)
Brasil, 2009 / Drama
Direção: Toniko Melo
Elenco: Wagner Moura.
Crítica: Se usasse sua imaginação para a literatura, Marcelo Nascimento da Rocha poderia, quem sabe, ser um criativo escritor. Mas, por diversos caminhos de uma vida que começou como filho de mãe solteira e pai desconhecido, ele acabou utilizando sua fantasia para fazer-se passar por outras pessoas, de sobrinho do dono de uma companhia de ônibus a herdeiro de uma grande empresa aérea, terminando na cadeia.
Sua vida, incrível, inspirou o livro 'VIPs - Histórias reais de um mentiroso', de Mariana Caltabiano, que serve de base ao roteiro assinado por Bráulio Mantovani. A obra venceu quatro prêmios no Festival do Rio 2010. Um dos atores mais requisitados do país, Wagner Moura recria o personagem real, sintonizando sua busca de identidade e de uma figura paterna.
'VIPs' não segue passo a passo a extensa lista de golpes de Marcelo - que hoje cumpre pena em presídio em Cuiabá -, mas preocupa-se em definir um perfil do protagonista. Por conta da interpretação sutil de Moura, pode-se enxergar a fragilidade por trás da fanfarronice, mesmo sem aprovar sua conduta. (Neusa Barbosa, do Cineweb)
Leia mais: Wagner Moura reinventa farsante verídico em 'VIPs


Cena do filme 'Retrato de Dorian Gray' (Foto: Divulgação/Divulgação) 
Cena de 'Retrato de Dorian Gray' (Foto: Divulgação)
'O RETRATO DE DORIAN GRAY'
(Dorian Gray)
Reino Unido, 2009 / Suspense
Direção: Oliver Parker
Elenco: Ben Barnes, Rebecca Hall, Colin Firth.
Sinopse: Rapaz da alta sociedade inglesa faz um pacto com o diabo para conseguir a juventude eterna, fazendo com que seu retrato envelheça por ele. Baseado na obra de Oscar Wilde.

Cena do filme 'Feliz que minha mãe esteja viva' (Foto: Divulgação/Divulgação) 
'Feliz que minha mãe esteja viva' (Foto: Divulgação)
'FELIZ QUE MINHA MÃE ESTEJA VIVA'
(Je suis heureux que ma mère soit vivante)
França, 2009 / Drama
Direção: Claude Miller e Nathan Miller
Elenco: Vincent Rottiers, Sophie Cattani, Christine Citti.
Sinopse: Um filho retoma o convívio com a mãe depois de ficarem separados por 20 anos.


'Que mais posso querer'
'QUE MAIS POSSO QUERER'
(Cosa voglio di più)
Itália/Suíça, 2010 / Drama
Direção: Silvio Soldini
Elenco: Pierfrancesco Favino, alba Rohrwacher, Giuseppe Battiston.
Sinopse: Um homem e uma mulher começam uma relação extra-conjugal, sem perceber que

Comentários