Lages (SC) registrou 6,3°C, segundo Epagri/Ciram
(Foto: Reprodução/RBSTV)
Santa Catarina registrou a manhã mais fria do ano nesta quarta-feira (6). A temperatura mínima registrada foi de 1,1°C em Urupema (SC), de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Em São Joaquim (SC), os termômetros marcaram 2,5°C.(Foto: Reprodução/RBSTV)
“Foi a manhã mais fria do ano até o momento. Foi a primeira massa de ar mais seco. Isso faz com que haja menos vapor e, por isso, ocorre mais perda de calor, então as temperaturas caem rapidamente. Passamos agora por um período de transição”, explicou a meteorologista Marilene Lima, do Epagri/Ciram. “Nos lugares mais altos, como é o caso de Urupema, a queda na temperatura é mais significativa.”
Ainda de acordo com o Epagri/Ciram, em Lages (SC), a temperatura mínima registrada foi 6,3°C.
Inmet
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez medições diferentes em Santa Catarina. O órgão não possui estações de medição em Urupema e registrou a mínima de 6,0°C em Caçador (SC).
De acordo como meteorologista Cleo Kuhn, temperaturas mais baixas nesta época do ano são normais. “Em abril, são normais temperaturas mais baixas. Em São Joaquim, por exemplo, há registro de temperaturas baixas até no verão”, diz Kuhn.
Segundo o Inmet, a temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul foi 7,0°C em São José dos Ausentes (RS). Em Porto Alegre, a mínim ficou em 14,3°C.
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal. Outros institutos podem apresentar diferentes medições.
Comentários