Deputado Welington Landim denuncia paralisação do trecho "Barro" da obra da transposição

A lembrança dos 100 dias da presidente Dilma gerou constrangimento na base aliada, com os protestos de aliado.

Durante um discurso do deputado Dedé Teixeira (PT) sobre os 100 dias de Governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado Welington Landim (PSB) fez um desabafo, ao afirmar que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará não estão deslanchando como esperavam os governistas. Projetos de grande porte como Transposição e Transnordestina estão atrasados, segundo o parlamentar.

Landim foi um dos integrantes da comissão instalada na Assembleia Legislativa para acompanhar as obras do PAC no Estado, sendo o responsável pelo relatório do colegiado apresentado em maio do ano passado. A conclusão mostrada na época, foi que a maioria das obras estava em andamento de acordo com o cronograma físico e que o atraso de algumas delas se dava, na maior parte dos casos, devido ao excesso de burocracia da administração. A oposição que já havia apresentado um relatório paralelo, contestou o deputado.

Mas agora o parlamentar alega que diminuiu o ritmo das obras e o atraso em alguma delas é bem acentuado, acreditando que isso irá prejudicar o cronograma de entrega dessas intervenções. Conforme ele, se não fosse o Governo do Estado as obras do Metrô de Fortaleza estariam paradas.

No caso da Ferrovia Transnordestina outra grande obra do PAC no Estado, Landim observa que em dezembro o ex-presidente Lula esteve no Ceará para inaugurar o início das obras no trecho que liga os municípios de Missão Velha, no Ceará e Salgueiro em Pernambuco, mas de lá para cá, ressalta, não foi colocado nem a metade dos trilhos. "Já tem trechos que estão precisando de reforma, porque foi uma obra mal feita e mal executada, por isso que o inverno causou danos", afirmou.

Em relação à Transposição do Rio São Francisco, pontua, o caso não é diferente. Conforme o parlamentar, dois lotes estão esperando ainda a licitação. Welington Landim alerta que há um ano o lote que fica entre as cidades de Brejo Santo e Jati espera ser licitado, mas por enquanto não foi realizada.

Paradas no Ceará

Do mesmo modo, avisa, o lote que inicia no município da Barro e segue para a Paraíba também está aguardando licitação. Segundo o deputado, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não emitiu seu parecer sobre as obras, o que está impedindo a realização do certame licitatório.

"Desse modo, acho difícil cumprir o cronograma e entregar as obras em 2013 como estava previsto", opinou, deixando claro, em tom de decepção, que enquanto no Ceará essas obras estão atrasadas em Pernambuco elas estão em ritmo normal. Landim prometeu levantar os dados sobre essas duas intervenções, pontuando que pretende levar para a plenário da Assembleia o presidente do setor de logística da Transnordestina e o dirigente do consórcio responsável pela obra, para que possam dar os devidos esclarecimentos aos deputados. Fernando Hugo (PSDB), um dos críticos ao PAC, comemorou os apontamentos do deputado Welington Landim sobre os atrasos nas obras. Para o tucano, o colega parlamentar foi bastante diplomático ao fazer suas observações, mas foi principalmente cidadão ao reconhecer a "nulidade" do Programa. Na análise de Fernando Hugo, o PAC é um projeto demagógico que de fato não existe. "Tudo o que o Welington Landim falou é o que o governador quer dizer, mas por conveniência política não diz", considerou.
Fonte: DN online Foto: GEORGIA SANTIAGO

Comentários