Levantamento situação dos Aeroportos Copa 2014

Juliana Cardilli Do G1 SP

Alckmin se reúne com o Ministro dos Transportes em São Paulo (Foto: Juliana Cardilli/G1) 
Nascimento (de gravata vermelha) e Alckmin (à es-
querda) se reuniram nesta quinta-feira em São Paulo
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, considerou, nesta quinta-feira (14), preocupante a situação dos aeroportos brasileiros ao ser perguntado sobre uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mostrou que ao menos 9 dos 13 aeroportos brasileiros em obras para a Copa de 2014 não deverão estar prontos a tempo do evento.
"É preocupante a situação de todos os aeroportos do país, tanto que a presidenta criou uma secretaria com status de ministério para cuidar especificamente dos aeroportos do país”, disse Nascimento. Ainda assim, segundo ele, os investimentos deverão surgir “naturalmente"
Nascimento se reuniu nesta quinta-feira, em São Paulo, com o governador paulista, Geraldo Alckmin. Eles conversaram sobre a intenção do governo federal em investir cerca de R$ 2,5 bilhões em duas obras de infraestrutura de transportes no estado de São Paulo - a construção do Trecho Norte do Rodoanel e a modernização e ampliação da hidrovia Tietê-Paraná
De acordo com o estudo “Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações”, do Ipea, os terminais cujas obras não devem terminar em tempo hábil são os de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre. No caso de Curitiba, o Ipea diz que o aeroporto tem condições de ficar pronto para a Copa de 2014, “se não houver qualquer atraso no cronograma previsto”. No Galeão, a situação operacional é considerada adequada, enquanto no Recife as obras se referem apenas à construção de uma torre de controle.
“Constata-se uma situação preocupante, uma vez que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos”, diz a nota do Ipea sobre a pesquisa.

Comentários