Morte do piloto Gustavo Sondermann: os Pneus foram montados invertidos

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Um pneu montado de forma invertida aos demais no carro de Gustavo Sondermann pode ter contribuído para o acidente que resultou na morte do piloto, durante etapa da Copa Montana, em Interlagos. O pneu direito traseiro tinha as ranhuras em sentido contrário às dos outros compostos e, como chovia durante a prova no domingo, a mudança pode ter influenciado no volume de escoamento de água dos pneus. Piloto da Stock Car e comentarista da TV Globo, Luciano Burti afirma que o erro é “primário e inaceitável”, embora diga que não há, por enquanto, como provar que tenha sido o causador do acidente.
carro de Sonderman com os pneus trocados (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com) 
Carro de Sonderman com os pneus montados de forma inversa (Foto: Felipe Vieira / VelocidadeSul.com)
- Tecnicamente falando, pneus de chuva ou o de pista seca têm um sentido para rodar. Não é somente pneu de chuva. A construção de pneu tem que atender força de rotação. Obviamente, foi montado errado, não estava trabalhando da maneira correta. Assim, a aderência não estava funcionando da maneira correta. Se for falar somente do acidente, não conseguiria dizer se foi o causador, até porque houve o toque. Mas é uma coisa errada, não deveria ser desta forma. É um erro primário e inaceitável.
Thiago Meneghel, engenheiro chefe da equipe A. Mattheis, na Stock Car, afirma que a mudança pode ter influenciado no equilíbrio do carro. Não é possível dizer, no entanto, que isso tenha resultado no acidente de Sondermann.
- Eu acredito que esse pneu pode ter influenciado no desempenho do carro. Mas, pelo que eu vi, parece que o ponto de partida foi mesmo o primeiro toque que ele levou. A visibilidade naquele ponto é ruim. Mas é muito difícil falar agora que, se o pneu tivesse em outra posição, não teria acontecido o acidente. Eu acredito que isso pode ter desequilibrado no carro, o acidente é uma união de diversos fatores. Mas pode ter alterado o volume de escoamento de água dos pneus – afirmou.
De acordo com Meneghel, o funcionamento do carro pode ter ficado desequilibrado com a mudança.
- Como eu estava ajudando o (piloto) Pedro Boesel durante a prova, vi muitas equipes trocando pneus no grid, na correria. Normalmente, a Goodyear (fabricante dos pneus) observa o sentido de rodagem dos pneus. Como esses pneus não são lacrados, no outro carro da equipe, eles podem ter colocado invertidos também - disse o engenheiro, explicando que pode ter sido uma decisão consciente da equipe .
O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a fabricante dos pneus para saber como a posição do pneu pode ter influenciado no acidente, mas não conseguiu falar com os responsáveis até a publicação desta reportagem

Comentários

Anônimo disse…
No mínimo as pessoas que falam em vão sobre coisas que não entendem,deveriam pesquisar e procurar se informar antes de falar algo tão sério.