Paralização das obras de transposição do São Francisco



Antônio Vicelmo Foto: Antônio Vicelmo
As obras da transposição do Rio São Francisco estão praticamente paralisadas no Município de São José de Piranhas, no sertão paraibano. A burocracia e atrasos gerados por problemas nas licitações seriam os principais motivos para a lentidão. No canteiro de obras, ninguém fala sobre a paralisação.

A reportagem procurou falar com o gerente de contato do Consórcio Paulo Mota, no escritório da empresa localizado entre Cajazeiras e São José de Piranhas. Não foi possível a entrevista. Ontem foi tentado contato telefônico, mais uma vez. O número fornecido pela secretaria do Consórcio estava sempre ocupado. A assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional não informou o motivo da paralisação. No escritório de Salgueiro, que administra o projeto, a informação é de que os dois funcionários do Serviço de Comunicação Social estavam em campo.

O mesmo consórcio de empresas que não autorizou o acesso da reportagem ao canteiro de obras do túnel em São José de Piranhas não proibiu a entrada na área onde está sendo aberta a janela de acesso ao túnel, na cidade de Mauriti. Ali, os trabalhos estão acelerados. O funcionário, Ademildo Carvalho Andrade, disse que já foram perfurados 600 metros de túnel.

A ventilação é feita por uma turbina que conduz o ar externo para o interior. O objetivo da abertura, segundo Ademildo, é permitir a manutenção do equipamento que está operando no túnel principal. Ele reclama do Consórcio que está executando o projeto que, segundo afirma, não está cumprindo parte das obrigações sociais. Não está pagando, por exemplo, gratificação por insalubridade.

Nas ruas de São José de Piranha, o comentário é a demissão dos operários. Nos últimos dias, cerca de 150 trabalhadores foram dispensados dos serviços de escavação do túnel. De acordo com trabalhadores das empresas Serveng, SA Paulista e SA Carioca, a determinação pegou todos de surpresa.

Túnel

A escavação do desemboque do túnel Cuncas I, de acordo com o projeto, fica no Sítio Curral da Onça, distante 18 quilômetros de São José de Piranhas. Conforme o projeto, o túnel mede 15 quilômetros de extensão, tendo nove metros de altura e 20 de largura, configurando-se como o maior da América Latina.

O túnel começa em Mauriti (CE) e vai até São José de Piranhas (PB).

Conforme matéria publicada na imprensa paraibana, a especulação entre os trabalhadores é de que faltaram recursos para a continuidade do trabalho e que uma grande construtora assumirá a concretação do Lote 7 do canal e a conclusão das barragens dos Morros e Bartolomeu.

Eles informaram que os primeiros funcionários demitidos foram os britadores e auxiliares. Segundo as notícias, todo o restante foi mandado embora, com exceção dos funcionários do departamento de pessoal e os da lubrificação, responsáveis pela limpeza das máquinas que serão levadas para São Paulo e Rio de Janeiro.

A pouca movimentação dos operários e o silêncio indicam a paralisação, confirmada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que, conforme notícia de jornais do Estado da Paraíba, garantiu ao deputado federal Romero Rodrigues que, até o mês de junho, os serviços do Eixo Norte (região de São José de Piranhas) do projeto da transposição do Rio São Francisco serão retomados em toda a plenitude e os problemas superados. O ministro afirmou que estão sendo adotadas providências de caráter técnico e que os problemas serão resolvidos e o cronograma traçado para o empreendimento deverá ser cumprido e terá andamento acelerado. Estão também sendo revisados alguns contratos visando resolver algumas pendências, conforme o ministro.

Complexidade

A complexidade da transposição não se restringe à construção de túneis. O sistema completo, segundo o projeto, será apoiado pela construção de 36 barragens, 17 aquedutos, sete túneis, 63 pontes, 35 passarelas e 165 tomadas de água. Nas estações de bombeamento, subestações de energia serão construídas para fazer com que a água suba montanha acima, em lances de 35,60 metros de altura. A utilização das barragens vai permitir que, diariamente, esse sistema de bombeamento seja desligado por três ou quatro horas, para manutenção e economia de energia.

O Eixo Norte, com 426km, segundo o projeto, tem conclusão prevista para 2012 e início das operações em 2013. Atualmente, está com avanço de 52%. A captação será diretamente no Rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó, em Pernambuco. A água do canal irrigará as bacias dos rios Salgados e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte

Comentários

Pedro Severino disse…
APELO AO PRESIDENTE LULA


Acredito que será oportuno a vinda do Presidente Lula na próxima Terça Feira(14.12.2010), para vistoriar as obras (Eixo Norte ) da transposição aqui na Paraíba...Mais, precisamente, nas construções dos túneis ( Cuncas I e CuncasII)...Entre Mauriti-CE( Lote06 ) e São José de Piranhas-PB( Lote14 )...Que terão 20km de comprimento...Levando ÀGUAS DO VELHO CHICO...Para o Jaguaribe-CE e Apodi-RN... Que considero um “Equivoco”, ou melhor, um “Grande Erro”, que ao meu vê, vai onerar o “Custo Beneficio”...Desta “Sempre”...Questionada obra da Transposição(PISF,Projeto de Integração do São Francisco)...

Vejo assim, até por que existem, outras inúmeras alternativas...Como por exemplo, do lote 06, localizado em Mauriti-CE(leia-se manancial Quixabinha)...Para o “Divisor D’Água”, com o Vale do Piancó, só perfazem 8Km... Neste caso, sugiro que essa entrada do Eixo Norte da Transposição pela Paraíba, seja feita pela uma das nascentes do Rio Piancó, precisamente pelo o Açude Condado, localizado no Município de Conceição - PB, que desaguaria no Açude de Coremas, no Sistema Estevão Marinho/Mãe D’Água... Daí, observaria o projeto original da Transposição (Mário Andreazza), com custos socioambientais bem mais exeqüíveis...

Sendo assim, por ventura, se possível, veja a possibilidade de sobrevoar o “Divisor D’Água...Entre as Bacias Hidrográficas do “Vale do Piancó” com “Alto Piranhas”...Que constatará “In Loco”, suposta por mim, esta veracidade...

Vejo assim, até por que, não adianta construir a “Todo Custo”... Uma “Obra Hídrica”... Projeto de integração do São Francisco (PISF), conhecida popularmente por Transposição...Tão importante, para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Setentrional, que sempre fui a favor...

Entretanto, precisa-se fazer “Justiça social”... Com o “Povo”, sempre sofrido do Nordeste Setentrional... A quem pagará o “Custo” Sócio- Ambiental da Engenharia, Manutenção e Operação...Desta “Obra Pública”...Tão necessária para o “Desenvolvimento Sustentável... Que o Nordeste do Brasil... Tanto precisa...No resto, ao meu vê... Ou seja, o projeto Executivo atual... Da Transposição... Só vai alimentar... A “Indústria da Seca”... Maculando vejo assim... Sua “Imagem”, sem sombra de dúvida, o melhor Presidente de “Todos os Tempos”...Que Fez Justiça Social...Na República Federativa do Brasil...

DO ESCRITOR

PEDRO SEVERINO DE SOUSA

JOÃO PESSOA (PB), 09.12.2010