Polícia Federal prende 8 por fraudes em 35 cidades da Paraiba

Polícia Federal prende oito por fraudes em 35 cidades da PB

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (15) oito pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que usava empresas de fachada para fraudar licitações em 35 cidades da Paraíba. Segundo o Ministério Público Federal, a quadrilha movimentou cerca de R$ 23 milhões nos últimos três anos.

Na operação, a Justiça expediu nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão nos Estados da Paraíba e São Paulo e o sequestro de bens dos envolvidos. Sete pessoas foram presas na Paraíba e uma em São Paulo. A PF não divulgou a identidade dos presos e detalhes sobre suas participações no suposto esquema.
Fonte: Gazeta de Notícias

A operação foi batizada como "Gasparzinho", e conta com a participação da CGU (Controladoria-Geral da União) e o Ministério Público Federal na Paraíba.

Segundo a PF, as investigações mostraram que os empresários utilizavam "laranjas" para participar e fraudar as licitações. Ainda de acordo com órgão, a quadrilha superfaturava as licitações nas cidades. Não foi divulgado se o esquema contava com a participação de funcionários das prefeituras.

Além de utilizarem "laranjas", os empresários criaram, por meio da falsificação de documentos, identidades de pessoas físicas totalmente fictícias para movimentar valores e registrar bens usados pela suposta quadrilha, especialmente veículos de luxo.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de crimes de formação de quadrilha, fraudes em licitação, falsificação de documentos, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.

Comentários