Fotos: trabalho de fotógrafo mostra na mesma imagem dia e noite

Fábio Tito Do G1, em São Paulo

O fotógrafo e artista Stephen Wilkes criou uma mostra com imagens que parecem mágica, reunindo o dia e a noite no mesmo cenário. Na imagem, o famoso edifício Flatiron (Foto: Stephen Wilkes/Divulgação) 
A 15 metros de altura, Stephen diz que presenciou
uma ameaça de bomba quando fotografou
o Flatiron Building (Foto: Stephen Wilkes/Divulgação)
Com mais de duas décadas de experiência fotografando tanto para grandes publicações ("Time", "Life", "Sports Illustrated", "Vanity Fair") quanto em trabalhos de publicidade e ensaios artísticos premiados, Stephen Wilkes adora falar sobre seu trabalho. Mais ainda quando se trata de sua mais nova exibição, que usa locais icônicos de Nova York como palco para fundir dia e noite na mesma imagem, em um longo processo de colagem.
Tudo no projeto "Day to Night" é trabalhoso. Desde, por exemplo, passar 15 horas sem se mexer "flutuando" em uma grua a 55 metros de altura sobre a Park Avenue, uma das avenidas mais movimentadas de Nova York, até as mais de duas semanas "colando" as fotos uma a uma no computador até que elas atinjam a perfeição.
Em entrevista exclusiva ao G1, Stephen revelou que tem planos de vir ao Brasil em breve, e quer fundir o dia e a noite no céu do Rio de Janeiro. Ele também mostra em primeira mão uma foto da exposição que não estava disponível em seu site, e um vídeo "que vai te fazer pirar" (palavras dele),  do dia [e a noite] em que ele fotografou Coney Island, para uma de suas imagens favoritas. Leia a entrevista logo abaixo.
'Coney Island', por Stephen Wilkes. A imagem, uma das preferidas do autor, faz uma transição meticulosa da noite para o dia, usando detalhes das sombras de pedestres no fim da tarde, por exemplo para criar harmonia entre um lado e outro da paisagem. Beja abaixo o vídeo de time-lapse feito por uma outra câmera fixada acima da primeira, fotografando continuamente ao longo das várias horas da sessão de fotos. Segundo Stephen, o vídeo é um bom exemplo de como a imagem final consegue captar detalhes de todo o dia com riqueza. (Foto: Stephen Wilkes/Divulgação) 
'Coney Island', por Stephen Wilkes. A imagem, uma das preferidas do autor, faz uma transição da noite para o dia, usando detalhes das sombras de pedestres no fim da tarde, por exemplo para criar harmonia entre um lado e outro da paisagem (Foto: Stephen Wilkes/Divulgação)


G1 - Observando o corpo de sua obra como fotógrafo, parece que esta é a primeira vez que você desenvolve um projeto em que a colagem é um ponto tão central. De onde surgiu a ideia de fundir noite e dia?
Stephen Wilkes - Você se lembra do filme "Romeu+Julieta", com o Leonardo diCaprio? os produtores me contrataram para fazer uma foto no set do filme, com o elenco e a equipe da produção, com todos que trabalham por trás das câmeras também. Eles queriam uma foto panorâmica, mas quando cheguei ao México (onde o filme foi gravado) o estúdio era quadrado. Na época, eu estava fascinado com o trabalho de colagens de David Hockney, que chegava a usar 50, cem fotos para compor uma imagem, e pensei que essa seria uma boa oportunidade para tentar algo parecido. Acabei fundindo 250 fotos diferentes para compor a imagem. Mas o interessante foi que, à direita na panorâmica, havia um grande espelho em que era possível ver o reflexo do Leonardo diCaprio e da Claire Danes ("Romeu" e "Julieta"), mas quando fotografei o espelho para compor a foto, pedi que eles se beijassem. Foi aí que tive a ideia de que eu podia "mudar o tempo" em uma mesma foto.
Stephen Wilkes (Foto: Divulgação) 
Stephen Wilkes (Foto: Divulgação)
G1 - O processo até finalizar uma imagem com esse tipo de técnica é bem trabalhoso, não? Pelo visto, foi mais complicado ainda no 'Day to Night'...
Wilkes - Muitas das fotos foram feitas com a ajuda de uma grua que nos erguia (Stephen e um assistente) a mais de 55 metros de altura. O trabalho é muito estrito. A lente não se move, ela fica travada naquela posição por horas, e você pode perceber as complicações disso. Geralmente, são cerca de 15 horas para uma sessão. Você precisa comer, você precisa fazer suas necessidades... E, uma vez que estamos lá em cima, nós não nos movemos! À noite, há o vento, o frio... Eu digo que cada foto é como uma ótima garrafa de vinho, que exigiu um processo trabalhoso e até a ajuda do clima para atingir a perfeição.

Comentários