O impacto a médio e longo prazo do tempo que as crianças passam a ver televisão tem sido sobejamente estudado. Mas segundo
um estudo agora publicado no jornal Pediatrics
as séries de animação com um ritmo muito acelerado podem afectar a
atenção e a concentração de uma forma mais
imediata. O mesmo efeitos podem ter os videojogos igualmente agitados.
Investigadores da Universidade da Virgínia, EUA, verificaram que as crianças de quatro anos que assistem durante nove minutos a um episódio da série Sponge Bob Squarepants têm, a seguir, mais dificuldades em concentrar-se e em ser pacientes, do que aquelas que assistiram a nove minutos de um episódio do Ruca ou que estiveram a desenhar.
As actividades propostas a seguir exigiam atenção, esforço de memória e auto-controlo. As crianças tinham de conseguir seguir instruções, reverter a ordem de uma série de números e esperar antes de comer uma guloseima que lhes foi oferecida. Aquelas que tinham assistido ao Sponge Bob mostraram usar metade das capacidades, comparativamente às que tinham assistido ao Ruca ou estado a desenhar.
As funções cerebrais das crianças são assim afectadas de uma forma imediata. Importa dizer que os níveis de concentração de todas as crianças foram previamente avaliados, antes das actividades referidas e não se registaram diferenças significativas à partida.
Para os investigadores, este é um resultado que pais e educadores devem ter em conta: pelo menos de uma forma temporária, as funções cerebrais das crianças são afectadas no imediato por desenhos animados muito agitados. Por isso, não importa apenas controlar o tempo que as crianças passam em frente à televisão, mas também as séries que escolhem para ver.
Um porta-voz do canal Nickelodeon já veio em defesa de Sponge Bob, afirmando que a série se destina a crianças em idade escolar e não em idade pré-escolar.
Fonte: TVi 24
Investigadores da Universidade da Virgínia, EUA, verificaram que as crianças de quatro anos que assistem durante nove minutos a um episódio da série Sponge Bob Squarepants têm, a seguir, mais dificuldades em concentrar-se e em ser pacientes, do que aquelas que assistiram a nove minutos de um episódio do Ruca ou que estiveram a desenhar.
As actividades propostas a seguir exigiam atenção, esforço de memória e auto-controlo. As crianças tinham de conseguir seguir instruções, reverter a ordem de uma série de números e esperar antes de comer uma guloseima que lhes foi oferecida. Aquelas que tinham assistido ao Sponge Bob mostraram usar metade das capacidades, comparativamente às que tinham assistido ao Ruca ou estado a desenhar.
As funções cerebrais das crianças são assim afectadas de uma forma imediata. Importa dizer que os níveis de concentração de todas as crianças foram previamente avaliados, antes das actividades referidas e não se registaram diferenças significativas à partida.
Para os investigadores, este é um resultado que pais e educadores devem ter em conta: pelo menos de uma forma temporária, as funções cerebrais das crianças são afectadas no imediato por desenhos animados muito agitados. Por isso, não importa apenas controlar o tempo que as crianças passam em frente à televisão, mas também as séries que escolhem para ver.
Um porta-voz do canal Nickelodeon já veio em defesa de Sponge Bob, afirmando que a série se destina a crianças em idade escolar e não em idade pré-escolar.
Fonte: TVi 24
Comentários