Avisão saiu de Tóquio, rumo a Hong Kong, nesta quarta-feira (26) (Foto: Reuters)
O 787, que deveria ter ficado pronto em 2008, a tempo de transportar os
turistas japoneses para os Jogos Olímpicos de Pequim, superou uma nova
etapa no calendário, muito afetado por graves problemas de produção.
Passageiros comemoram primeiro voo comercial
do Dreamliner (Foto: Reuters)
A nova aeronave, que segundo a Boeing consome 20% a menos de
combustível que os modelos anteriores de tamanho similar graças ao
grande uso de materiais compostos, decolou de Tóquio com 240
passageiros. Um deles pagou US$ 34.000 por uma passagem em um leilão na
internet. O dinheiro será doado a organizações de caridade.do Dreamliner (Foto: Reuters)
A produção do 787 foi marcada por vários problemas técnicos, que custaram bilhões de dólares a Boeing e provocaram muitos cancelamentos.
A aeronave de longo alcance custa US$ 200 milhões e tem um elegante design. A Boeing vendeu mais de 800 Dreamliners, que competirão com o futuro Airbus A350, que ficará pronto provavelmente em meados desta década.
A Boeing espera elevar a produção do 787 para 10 unidades por mês até o final de 2013, enquanto acelera a produção do 737, que passou por uma atualização, e se prepara para montagem do cargueiro 767 para a força aérea dos Estados Unidos.
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