POLÍCIA ENCONTRA 'MOTEL DO TRÁFICO' EM OPERAÇÃO EM MANGUINHOS

A Polícia Militar encontrou, na manhã desta quarta-feira (11), um apartamento que servia como motel para traficantes em Manguinhos, no subúrbio do Rio. As informações são do porta-voz da PM, coronel Frederico Caldas.

Segundo ele, no local, encontrado durante a Operação Conexão, da Polícia Militar e do Ministério Público do Rio, os agentes encontraram várias camisinhas, algumas já usadas, e duas camas.

O apartamento, segundo Caldas, pertence a um dos traficantes procurados na operação contra o tráfico de drogas e corrupção desencadeada, nesta manhã nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo

Treze presos e dois detidos

Até as 12h30, treze suspeitos foram presos e dois menores detidos pela polícia. Entre os presos está o traficante conhecido como Bin Laden, apontado como responsável por distribuir drogas na Região Serrana do Rio. Ele era considerado o principal alvo da operação, conforme mostrou o RJTV.

De acordo com Caldas, as prisões foram feitas no estado do Rio de Janeiro. Os agentes percorrerm as favelas de Manguinhos e do Jacarezinho, no subúrbio, de Santo Cristo, na Zona Portuária, de Campo Grande, na Zona Oeste, deDuque de Caxias, na Baixada Fluminense, de Teresópolis, na Região Serrana, e de Araruama e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.

O objetivo é cumprir 19 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. Os denunciados pelo MP são acusados de associação para o tráfico de entorpecentes, corrupção ativa e tráfico de drogas.

A operação de agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP e policiais militares conta com o apoio de dois helicópteros do Grupamento Aeromarítimo (GAM) e policiais do Batalhão de Choque (BPChq), do 30º BPM (Teresópolis), da Coordenadoria de Inteligência (CI), da Companhia de Cães, do Grupamento de Apoio aos Promotores (GAP), e do Gaeco/SP, além de quatro promotores de Justiça do Gaeco do MP-RJ. Ao todo, 500 policiais participam da ação.

Investigações

De acordo com o MP, as investigações começaram em novembro do ano passado, em Teresópolis, após traficantes tentarem subornar policiais militares para que o tráfico na região não fosse reprimido. O caso foi levado pelos PMs para o Ministério Público.

Ainda segundo o MP, a Favela do Mandela, em Manguinhos, foi apontada como um dos principais pontos de distribuição de drogas para diferentes bairros e municípios do Rio de Janeiro, entre eles Duque de Caxias, São Gonçalo e Niterói.

A investigação demonstrou ainda que a implantação ds Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), e a prisão de integrantes de uma facção criminosa fizeram os traficantes constituir uma aliança com criminosos de São Paulo. Segundo o MP, era de lá que partia grande quantidade do material entorpecente distribuído não apenas nas Favelas do Mandela e do Jacarezinho, e da Coreia, em Teresópolis, mas, também, nos municípios de Rio das Ostras e Araruama, na Região dos Lagos.


UOL/Miséria

Comentários