Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (17), o tradicional corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira do padroeiro de Barbalha Santo Antônio. Os carregadores sairam do mercado público municipal em direção a Igreja matriz para receberem as bênçãos do pároco diante do altar, onde lá está o padroeiro maior da cidade. Em seguida subiram para a mata do sítio São Joaquim onde se encontrava a árvore já escolhida pela comissão. Um majestoso Jacarandá (Açoita Cavalo) de 23 metros e cerca de 2 toneladas. O mastro ficará em seu lugar “na cama” há espera dos mais de cem carregadores no dia 3 de junho que carregarão nos ombros até o local onde será fincado em frente à Igreja Matriz. É nesse dia abertura oficial daquela que se tornou a maior festejo folclórico e religioso do Brasil.
O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha Antonio de Luna disse que a Prefeitura teve todo um cuidado para se adequar ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi assinado juntamente com o Instituto Chico Mendes para o reflorestamento da mata em volta onde foi cortada a árvore que servirá de mastro. “Até 2014 o sítio São Joaquim será contemplado para a retirada das árvores da festa do padroeiro e, depois será feito um novo estudo para encontrar uma nova área para o corte” disse o secretário.
A técnica do Instituto Chico Mendes Flávia Regina disse que a função naquele momento foi para evitar excessos e diminuir impactos que venham a afetar a floresta, e tentar manter a festa e a manifestação cultural, mais com menor impacto possível e tentar restringir a entrada das pessoas na mata, disse Flavia Regina Domingos.
O capitão do Pau da Bandeira Rildo Teles disse que é uma emoção que se renova a cada ano, e a maneira de demonstrar nossa religiosidade e respeito as nossas tradições, e principalmente nossa cultura e, que, a intenção é fazer uma festa bonita.
Logo depois ao meio dia, o Governo Municipal ofereceu um almoço aos carregadores.
Fonte: Site Miséria
Comentários