Barro: A mais bela Festa de Santo Antônio




Em Barro, no Cariri, o destaque da festa é a “bênção dos pães”, às 6 horas. “O ato representa o mandamento do amor e a prática da caridade”, explica o padre Arnaldo do Nascimento. O pároco da matriz de Barro lembra que, depois de Maria, Antônio é a figura da igreja que mais tem altares. Arnaldo cita que o santo ganhou popularidade por sua forma fácil de se comunicar. Tanto é que foi ele o santo com tempo recorde de canonização: dez meses depois de sua morte, no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos.
Nos municípios onde há festa do padroeiro, as celebrações religiosas dividem espaço com leilões, rifas, shows e festejos juninos. Apesar da seca, os párocos garantem que os fiéis não desanimaram. “Pelo contrário. A participação do povo tem sido mais massiva. Em momento de seca todo mundo recorre (ao santo)”, avalia o padre José Linhares, pároco de Caridade. No município, o diferencial da festa de hoje é o desfile de crianças vestidas de Santo Antônio.
Em Barbalha, no Cariri, o dia de celebrações começa com missa às 9 horas. Além da missa, procissão às 16 horas encerra os festejos. Mas o “pau da bandeira”, símbolo de que cidade está em dias de festa de padroeiro, continua hasteada em frente à matriz por mais quatro meses. “Depois disso, a bandeira é arquivada em um museu”, explica Raquel Santos, secretária da paróquia de Santo Antônio.
Quem

ENTENDA A NOTÍCIA
Um dos santos mais populares, Antônio nasceu em Lisboa, em Portugal, em 1195 e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Ensinou teologia aos frades ligados a São Francisco.
#Com informações do Jornal  Povo Online
Fonte: Cariri Notícia

Comentários