A Escola Maria Carmosina Pinheiro, localizada na avenida Raimundo Cantuária, bairro Tiradentes, Zona Leste de Porto Velho, foi saqueada durante a madrugada desta segunda-feira (16). Só este ano, é a terceira vez que a instituição é invadida e, desde 2014, a 15ª vez. Materiais didáticos, DVD, televisão, centrais de ar e jogos pedagógicos foram levados. Ainda não se sabe quem cometeu o furto.
De acordo com o diretor da escola, Junior Freire, logo pela manhã uma moradora próxima da escola ligou informando que o colégio estava arrombado. "Quando cheguei, me deparei com tudo quebrado, arrebentaram todas as salas, desde a direção, supervisão até as salas de aula. Pelo que a polícia averiguou, foi um bando com vários suspeitos", conta o diretor.
Vidros das janelas da escola foram quebrados(Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal)
Os suspeitos usaram pé de cabra e outros utensílios para arrombar a escola. Foram quebrados cadeados, correntes e vidros das janelas.
O diretor conta que, desde o ano passado, esta já é a 15ª vez que a escola é alvo de criminosos. "Desde que foram cancelados os contratos com empresas de segurança, nossa escola tem passado por diversos assaltos. Agora teremos que levantar o prejuízo para passar para a Seduc [Secretaria Estadual de Educação] e esperar a reposição dos materiais", lamenta Freire.
Conforme o diretor, a escola possui 1,7 mil estudantes nos três turnos e, para consertar os itens danificados no arrombamento desta madrugada, as aulas só poderão ser retomadas na próxima segunda-feira (23). "Não adianta dar continuidade aos trabalhos com esse terrorismo e se não for tomada alguma providência pela Seduc. Nós vamos parar as atividades", ressaltou.
Procurada pelo G1, a Seduc não atendeu as ligações até a publicação desta matéria.
Só este ano a escola na Zona Leste de Porto Velho foi arrombada pela terceira vez (Foto: Pedro Silva/Arquivo Pessoal)
Comentários