IBIAPABA AGORA

IBIAPABA AGORA


EM 57 MUNICÍPIOS: Interior registra chuvas de até 62 mm nas últimas horas

Posted: 21 Feb 2015 05:44 PM PST

A chuva que atingiu a Capital também chegou ao Interior do Ceará. Entre as 7h da sexta-feira (20) e as 7h deste sábado (21), choveu em pelo menos 57 municípios do Estado. A maior precipitação registrada caiu em Brejo Santo, no Cariri, com 62 mm. Essa é a região do Estado que tem registrado as chuvas mais intensas, além de Fortaleza, onde caiu cerca de 50 mm.
Além dessas cidades, as maiores chuvas aconteceram em Barbalha (38mm), Morada Nova (30mm), Iguatu (29mm), Missão Velha(26mm) e Quixadá (22mm). Até as 12h05, foram contabilizados 57 municípios cearenses com chuvas no período.
                                                          
Durante a sexta-feira (20), o Interior teve chuvas mais intensas, com registros em 130 cidades. A mais forte ocorreu em Paraipaba (99mm).
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)dois sistemas que estão atuando sobre o Estado. Um deles é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum para o período chuvoso, que vai de fevereiro e maio. O outro não é comum. Ele contribui para a formação de nuvens verticalmente bastante elevadas (cumulunimbus).
 
São nuvens de tempestade que trazem não só chuvas intensas como também ventos fortes. Ele é chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se forma no oceano, se intensifica e atua sobre regiões próximo à sua borda. A previsão é de que, nesta madrugada, tenhamos mais precipitações nas mesmas regiões.
 
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
 
1) Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 62.1 mm
2) Fortaleza (Posto: Pici) : 50.6 mm
3) Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 39.0 mm
4) Barbalha (Posto: Barbalha) : 38.0 mm
5) Morada Nova (Posto: Lagoa Da Serra) : 30.0 mm
6) Iguatu (Posto: Bau) : 29.0 mm
7) Fortaleza (Posto: Messejana) : 27.4 mm
8) Missão Velha (Posto: Gameleiro De S. Sebastiao) : 26.6 mm
9) Missão Velha (Posto: Jamacaru) : 23.0 mm
10) Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 22.8 mm

Durante este sábado (21)  choveu também em toda a região da Ibiapaba

Fonte: Funceme
Ibiapaba Agora,  com informações do Diário do Nordeste

BANDIDO MORRE DURANTE CONFRONTO POLICIAL EM SÃO BENEDITO

Posted: 21 Feb 2015 05:39 PM PST

Nesta Sexta, dia 20, por volta das 21hs45min, no Sítio Santa Rosa em São Benedito, 04 meliantes a pé, sendo 03 com armamento de fogo cal. 38 e 01 deles com espingarda artesanal, adentraram a residência do Sr. Raimundo Nonato da Silva, 46 anos, onde também estavam Srª Maria Helena da Silva, 70 anos, sogra do proprietário da residência, Janiele Aguiar da Sila, 21 anos, e Roniele Aguiar Silva, ambos os filhos do Sr. Raimundo Nonato. 

                                                    


As vítimas foram amordaçadas todas juntas sob fortes ameaças, onde em seguida os bandidos empreenderam fuga levando: 01 Corsa Hatch ano 09, cor vinho, placas NIC-3304, uma quantia aproximada de R$ 1.000,00, 03 celulares, cartões de crédito, 02 mochilas pretas, 01 mochila camufladas e diversas joias. Policiais militares  do destacamento de Ibiapina que foram em reforço, diligenciavam nas proximidades de todo Sítio Santa Rosa na tentativa de localizar os acusados, quando se depararam com os meliantes no veículo roubado conforme acima já qualificado. De imediato os acusados passaram a efetuar diversos disparos de arma de fogo contra as viaturas, sendo que uma das viaturas tipo Hilux CP-3392 fora alvejada. 

As guarnições PM de pronto revidaram, onde um dos meliantes foi atingido, socorrido e já no Hospital veio a óbito, sendo que o restante fugiu pela mata deixando o veículo da vítima e alguns pertences. O indivíduo que tombou é conhecido apenas por "Jeanzinho", com ele foi encontrado um revólver cal. 38, marca Rossi, com 03 cartuchos, sendo 02 deflagrados. O Policiamento compareceu na Delegacia plantonista em Ubajara com o veículo e material recuperado, para apresentação das armas utilizadas na ocorrência e posteriormente continuar nas buscas na tentativa de prender o restante da quadrilha.

Informações do COPOM -Tianguá

VARJOTA: Dois homens assaltam papelaria e roubam cerca de 5 mil reais

Posted: 21 Feb 2015 05:31 PM PST

Dois homens assaltaram um papelaria no município de Varjota, que fica cerca de 300 Km de Fortaleza, na manhã deste sábado, 21.
Segundo o cabo Antônio Teixeira, responsável pela a ocorrência, os dois chegaram a pé e renderam uma senhora responsável por um caixa do Bradesco Expresso. Segundo o cabo, cerca de 5 mil reais foi roubado. Á polícia, a mulher afirma que eles não mostraram arma. 
                                                          

Em seguida, os dois suspeitos saíram em direção a um carro Crossfox cinza de placa do Piauí, que o aguardava com outra pessoa dentro.
De acordo com o Cabo Teixeira, uma viatura da polícia de Varjota está a procura dos três homens, mas ainda não encontraram.

Redação O POVO online

PRISÃO POR LESÃO CORPORAL EM TIANGUÁ

Posted: 21 Feb 2015 01:26 PM PST

Nesta Sexta-feira, dia 20, por volta de 18h15, na Av. Lair Félix Nunes, 785, em Tianguá-Ce, foi presa Rosilene Ferreira da Silva, solteira, estudante. A acusada foi até a residência do seu ex- marido no endereço supracitado e passou a agredi-lo verbal e fisicamente;  trata de Hornaldo de Almeida Souza,  33 anos. 

                                             


A RD-2772 composição Sds Rodrigues e Devanger compareceram ao local e conduziram as partes até a Delegacia de Ubajara (Plantonista) para procedimento pelos Art. 129, 329 e 331 CPB.

Informações do COPOM -Tianguá

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado em 11 estados

Posted: 21 Feb 2015 08:04 AM PST

À meia-noite de hoje (21), os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Depois de quatro meses, chega ao fim o horário de verão, que tem como objetivo aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de energia no fim da tarde.

Adotada no Brasil desde 1931, a mudança no horário desperta amor e ódio entre a população. Entre os motivos citados por quem defende a medida está o maior aproveitamento do dia, ao final da tarde, mas quem não gosta da mudança relata principalmente dificuldades na hora de acordar.
                                                                
                                                                              



Terezinha Gusmão
Terezinha Gusmão gosta do horário, mas diz que
é ruim para os netos     José Cruz/Agência Brasil













A aposentada Terezinha Gusmão, por exemplo, diz que a medida é ruim para os netos, que têm de levantar muito cedo, mas ela gosta da mudança. "Eu adoro horário de verão. No anoitecer, dá para aproveitar mais, sou muito rueira, chego em casa e o dia ainda está claro."
A questão da segurança também é apontada pelos defensores do horário de verão, como a estudante Amanda Cristina Mendes Jardim. "Eu acho melhor, porque, na hora em que volto para casa, ainda está claro, fica menos perigoso", diz.


 Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira destaca a economia de energia com  o  horário de verão José Cruz/Agência Brasil













O servidor público Alexandre Oliveira também lembra a economia de energia e até defende a prorrogação da medida. "Acho que ele poderia ser estendido, ainda mais com essa crise energética agora. Quando a gente consegue acostumar, ele termina. Sou a favor de que ele continuasse por mais dois meses até."
Neste ano, o governo chegou a estudar a prorrogação da vigência do horário de verão, por causa da falta de chuvas, que afeta os reservatórios das hidrelétricas. Mas o custo-benefício do adiamento foi considerado insuficiente, e a data prevista para o fim do horário diferenciado foi mantida.

A economia de energia feita com o horário de verão 2014/2015 foi cerca de 4,5% no horário de pico (entre 18h e 21h), com redução total de 250 megawatts médios, o que corresponde a 0,5% de economia nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul.


Para o auxiliar financeiro Joaquim Pereira dos Santos, a mudança de horário prejudica quem tem de trabalhar cedo e depende de transporte público. "Sou a favor de acabar [com] o horário de verão definitivamente, porque ele só beneficia quem não pega ônibus, não pega metrô. Para nós, não. Temos de sair cedo ou chegar tarde demais em casa por causa dos transportes", reclama.

 Alba Chaves
A secretária Alba Chaves tem dificuldades para se adaptar ao horário de verãoJosé Cruz/Agência Brasil
A secretária Alba Chaves conta que tem dificuldades para se adaptar ao horário de verão, especialmente para ajustar o sono. "Ele atrapalha minha rotina. Na minha impressão, o dia fica menor, normalmente não consigo acordar no horário, meu organismo não se adapta. Eu não consigo dormir antes de 1h da manhã. Meu dia fica menor, não rende. Também não gosto do final da tarde, de chegar às 19h e está aquele sol. Gosto da noite", diz Alba.

A medida é adotada no Distrito Federal e em dez estados:  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão.

Com o fim da medida, a recomendação para quem vai viajar de avião é ficar atento aos horários dos voos, especialmente se a passagem estiver marcada para este sábado ou para o domingo (22). Os bilhetes aéreos apresentam sempre a hora local, ou seja, a informação da partida refere-se ao horário na cidade de origem e a da chegada, ao horário do local de destino.

Desde 2008, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano. Quando houver coincidência com o feriado do carnaval, o horário diferenciado é prorrogado por mais uma semana.

Por Agencia Brasil

CEARÁ: Estado pagará mais US$ 12,5 mi à ICM para retomar obras do Acquario

Posted: 21 Feb 2015 02:57 AM PST

A Secretaria de Turismo do Estado revelou ontem, uma dívida de cerca de US$ 12,5 milhões para com a empresa norte americana ICM Reynolds, o que teria sido o motivo da paralisação das obras e da suspensão do contrato de fornecimento de equipamentos hidráulicos para o Acquario Ceará, em construção há três anos, na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Segundo o titular da pasta, Arialdo Pinho, o impasse já foi contornado, em uma negociação com a empresa ocorrida na manhã de ontem, quando ficou acertado que o governo do Estado fará o pagamento em três parcelas mensais, de cerca de US$ 4 milhões, nos meses de março, abril e maio próximos.
                                                            
                      O valor a ser pago é referente à diferença da contrapartida de US$ 45 mi do Estado

                                                                           FOTO: HELENE SANTOS
Em entrevista ao Diário do Nordeste, no final da tarde de ontem, o secretário disse que o pagamento já teria sido autorizado pelo governador Camilo Santana e que as obras voltarão ao curso normal nas próximas semanas. Até lá, caminham, mas a passos lentos.
Cobrança
O valor a ser pago, explicou Pinho, é referente a diferença da contrapartida de US$ 45 milhões que cabe ao Estado no Empreendimento. Desse total, o Estado do Ceará já pagou, segundo o ele, cerca de US$ 32,5 milhões à ICM Reynolds. "Eu pedi 60 dias para renegociar o contrato, mas negociamos em três dias. Falamos com a empresa hoje (ontem) pela manhã, pedimos um prazo, e o governador liberou o pagamento, em três parcelas; março, abril e maio", declarou Pinho, assegurando o retorno das obras em breve. "Isso (o contrato) já está negociado, é prego batido", garantiu.
Conforme explicou, a cobrança da ICM foi feita em 30 de dezembro do ano passado, quando a empresa pediu o pagamento da diferença restante do contrato, que se expira no próximo dia 28, sob condição de continuar o projeto. De acordo com Pinho, esse impasse precisava ser resolvido antes da finalização do contrato. Ele disse que o pedido de suspensão feito por ele teve objetivo de ganhar tempo para conhecer os detalhes do projeto e viabilizar os recursos para o pagamento.
Negociação
O valor total do Acquario Ceará é de US$ 105 milhões, sendo os US$ 45 milhões, a contrapartida do Estado no empreendimento. Na negociação com a ICM, o secretário disse que teria sido acertado que, paga esta conta, a empresa e o Estado andariam juntos para concretizar o financiamento de US$ 105 milhões, contraído no Ex - Im Bank. "Nós vamos trabalhar juntos para receber do Ex - Im Bank, o restante do dinheiro", declarou.
Direto e objetivo, Arialdo Pinho reiterou que o empréstimo está assegurado na Cofiex, e que agora o Estado irá intensificar os trabalhos, inclusive com apoio da classe política para pressionar o Senado a aprovar. "Vamos correr para andar, pressionar politicamente, para o Senado aprovar", declarou o secretário.
Novo Prazo
De acordo com o titular da Setur, o novo prazo para conclusão das obras e início das operações do Acquario não têm relação com a paralisação de 60 dias, solicitada na última semana. "Peguei o cronograma (de obra)na Seinfra e na ICM, que vem cumprindo a parte dela, e o cronograma de contratação e de treinamento de pessoal, o de adaptação dos peixes, e aí nós calculamos que entre junho e outubro de 2017, nós vamos colocar para operar e já estaremos cobrando ingresso", explicou. "Não vou inaugurar por inaugurar. Vamos colocar para operar", garantiu, reconhecendo dificuldades futuras com o custeio e manutenção do local. "Não adianta eu dizer que será concluído em 2016 e depois adiar", justificou.
Estacionamento
"O estacionamento vai abranger todo o complexo do Acquario, do Centro Cultural da Caixa Econômica e do Dragão do mar. O Estacionamento não é apenas para o Acquario, mas para a Praia de Iracema, que será outra, após a conclusão do equipamento", esclareceu Pinho, ao apresentar em um tablet o novo projeto pensado para a área, que vai do Acquario ao Dragão do Mar.
Conforme mostrou, o estacionamento será subterrâneo, em dois pisos, para centenas de veículos, e irá abranger toda o quadrilátero formado entre a Avenida Eduardo Girão até a Rua dos Tabajaras. Em cima, uma grande praça ambientará os três equipamentos. O projeto prevê ainda, a construção de dois grandes edifícios pela iniciativa privada, um hotel e um prédio comercial, cujas dimensões ainda estariam sendo negociadas com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Canteiro: ritmo quase parado
Apesar de a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) ter afirmado, por meio de nota divulgada na última quinta-feira (19), que a obra do Acquario Ceará continua em andamento - informação divulgada após a mesma Pasta ter ordenado a paralisação das intervenções por, no mínimo, 60 dias - a construção está aparentemente parada, ou em ritmo desacelerado, há pelo menos um mês.
A reportagem esteve na manhã de ontem, nos arredores do terreno onde é erguido o Acquario e constatou a presença de cerca de dez operários da construção civil, no local. Entretanto, não foi observado qualquer movimentação de máquinas ou caminhões que indicassem, de forma efetiva, a continuidade normal das obras.
A desconfiança quanto ao andamento da construção é relatada pelos moradores do prédio localizado na Rua dos Tabajaras, em frente ao terreno que recebe o equipamento. "Já tem cerca de um mês ou dois que há pouco movimento", afirma o militar Dayvid Medeiros, 33, que reside no local.
Desapropriações
O secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, havia sinalizado na última quinta-feira que será necessária a desapropriação das moradias do entorno, incluindo o edifício situado em frente às obras do equipamento, para que seja construído o estacionamento do Acquario.
Com relação a essa informação, o morador diz que foi "pego de surpresa". "Eu acho isso horrível. Eu e minha esposa compramos esse apartamento há um ano e meio. Nós acabamos de realizar o sonho da casa própria. Acho que não é de utilidade pública tirar um local de moradia para construir um estacionamento", defende Medeiros.
Assim, o militar afirma que ele e os demais moradores irão buscar todas as soluções possíveis para evitar a saída do local. "A nossa intenção é entrar na justiça contra essas desapropriações", ressalta. "Esse é um direito que assiste a todos", responde o titular da Setur.
O empresário Paulo Giacomini, 52, mora na Itália, mas se hospeda, com frequência, no apartamento que adquiriu no mesmo edifício. Ele também ressalta que, ultimamente, tem reparado pouca movimentação no canteiro de obras do empreendimento. "Logo quando começou (a construção), tinha muito movimento. Agora, está tudo meio parado", afirma.
Desconfiança
Ele duvida da justificativa dada pelo Governo sobre a possível retirada dos moradores do local. "Tem vários locais ao redor (do Acquario) onde poderia ser feito o estacionamento. Provavelmente, eles só querem melhorar o visual do entorno. Mas se forem derrubar mesmo (o edifício), eles vão ter de nos pagar o valor verdadeiro de mercado", defende Giacomini. Quando comprou o apartamento no prédio, em 1998, ele pagou R$ 75 mil. "Agora, com o Acquario, deve valer uns R$ 500 mil", avalia.
Carlos Eugênio/Murilo Viana
Repórteres
Diário do Nordeste

MOMBAÇA: Roubo a lotérica termina em tiroteio e morte

Posted: 21 Feb 2015 08:07 AM PST

Um assalto a uma casa lotérica, situada no Centro de Mombaça, terminou com um dos suspeitos morto e o outro preso, na manhã de ontem. De acordo com a Polícia, um dos assaltantes ainda fez o dono de uma farmácia refém durante a fuga. Porém, um cerco policial culminou na liberação da vítima e na recuperação do dinheiro que havia sido subtraído da lotérica.
Conforme informações da 3ªCia do 13ºBPM (Mombaça), Renato da Silva Ribeiro, 26; e Antônio Rafael Ferreira Costa, 17, chegaram à casa lotérica por volta das sete horas e entraram na fila, como clientes. Algum tempo depois, anunciaram o roubo e renderam os funcionários que estavam no caixa.
                                                             
Um dos bandidos foi baleado numa área de construção
"Todo o dinheiro que já havia sido apurado foi levado por eles. Cerca de R$ 2 mil. As vítimas foram ágeis em chamar a Polícia e uma perseguição foi iniciada. Os dois foram encontrados alguns quarteirões depois da lotérica, nas proximidades do Terminal Rodoviário da cidade", afirmou o soldado Rodrigues da 3ªCia do 13ºBPM.
Conforme o delegado Jefferson Custódio, que responde por Mombaça, a dupla correu para dentro de uma casa em construção e a abordagem aconteceu lá. O adolescente se viu sem chances de escapar e tentou furar o cerco atirando contra a Polícia.
Renato Ribeiro ficou dentro da casa, mas também efetuou disparos contra os militares. "Ele queria fugir a qualquer custo, mas a ação de sair atirando foi totalmente inesperada e exagerada. A Polícia respondeu proporcionalmente ao ataque. Como ele foi quem saiu da casa e ficou totalmente descoberto, acabou sendo atingido", afirmou o delegado.
O adolescente tombou em um andaime da obra, com a arma na mão. O comparsa conseguiu pular o muro da construção e caiu no quintal do prédio de uma farmácia. O proprietário do estabelecimento estava no local e foi feito de refém. Acuado pela PM, o suspeito decidiu se entregar. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Mombaça, onde foi autuado em flagrante.
Icó
Policiais militares avistaram, nas proximidades da Cadeia Pública de Icó, um automóvel Fiat Uno com três homens. No momento da abordagem os ocupantes fugiram e houve perseguição e tiroteio. Durante a fuga, o automóvel dos suspeitos capotou em um matagal.
Um dos suspeitos foi baleado. Jean Nunes da Silva, 20, ainda foi levado ao Hospital Regional de Icó, mas morreu. Ele respondia na Justiça por homicídio, assaltos e tráfico de drogas. Outros dois homens foram presos. Com eles foram apreendidos duas pistolas e um revólver.
Márcia Feitosa
Repórter
Diário do Nordeste

Comentários