Yahoo notícias Rio, 16/02/2015 - O Salgueiro fez um desfile de alegorias impecáveis ao falar de Minas Gerais e sua culinária. Após ter perdido o título para a Unidos da Tijuca no último carnaval por um décimo, a escola gastou R$ 10 milhões em carros alegóricos gigantes, de bom gosto e com efeitos especiais, e mostrou fantasias ricamente ornamentadas pela dupla de carnavalescos Marcia e Renato Lage, em seu 13º carnaval na agremiação da Tijuca.
Já na comissão de frente a escola arrebatou a Sapucaí. A princípio parecia uma apresentação muito comum entre as escolas: um grupo de índios para falar dos primeiros habitantes do Brasil, evoluindo numa coreografia pouco inventiva. Mas repentinamente eles sacavam do carro de apoio uma manta com um painel de LED que ora projetava imagens em 3D, ora formava a bandeira do Salgueiro. O público vibrou.
O abre-alas, que simbolizava a influência indígena na culinária mineira, impressionava pelas esculturas de lagartos, que tinham movimentos sincronizados e feições assustadoras.
No segundo carro, os atores Alexandre Nero, Leandra Leal e Lilia Cabral, protagonistas da novela das 21 horas da TV Globo, “Império”, em torno de um império empresarial surgido de joias de pedras preciosas, representavam o diamante, a riqueza da terra do ouro. Mais um momento de arrebatamento das arquibancadas.
O vermelho do Salgueiro e o dourado da riqueza dominaram, assim como as referências às culturas negra e europeia, outras influências nos pratos da cozinha mineira.
A rainha da bateria Viviane Araújo encerrou seu desfile comemorando uma exibição classificada como "maravilhosa e perfeita". A escola chegou à dispersão levantando a arquibancada e arrancando gritos de "é campeã".
O ator Ailton Graça ficou empolgado com a exibição da escola, a quinta a desfilar nesta madrugada na Sapucaí. "Eu não tenho parâmetros para avaliar, meu coração está batendo a mil por hora. Eu vim desfilar como grande folião, sendo recebido de braços abertos nessa passarela", disse o ator, que completou: "que vença a melhor." (Idiana Tomazelli e Roberta Pennafort)
Comentários