IBIAPABA AGORA

IBIAPABA AGORA


Mulher é encontrada morta dentro de saco de lixo na serra da Ibiapaba

Posted: 22 Mar 2015 05:53 PM PDT

Na manhã de domingo, dia 22 de março de 2015, por volta das 06hs00  nas margens de uma estrada carroçável, próximo a uma pequena lagoa do sítio Moitinga na zona rural da cidade de Ubajara foi achado por populares o corpo da senhora Renatha Araci Jácome de Barros Marinho Falcão, 31 anos, natural de Tianguá, casada, residente do Sítio Paraíso na zona Rural de Ubajara. O corpo da Vítima foi achado coberto com um saco debaixo de uma árvore.
                                         
O corpo tinha sinais de esganadura no pescoço
O marido da vítima senhor Alberisson Lopes Marinho Falcão, 39 anos, residente no Sítio Paraíso em Ubajara, esteve no local onde foi encontrado o corpo da sua esposa, que o referido foi conduzido por precaução pelos policiais  para a delegacia de Polícia Civil de Tianguá, aonde prestou declarações ao Delegado Plantonista Marcio Fernandes.
As declarações do Marido foi que eles haviam discutido por volta das 22h00 de ontem, que a vitima sua esposa saiu dizendo que iria dormir na casa de uma colega, quando hoje pela manhã recebeu a informação que sua esposa havia sido encontrada morta no Sítio Moitinga e foi até o local averiguar. Foi consultado ao COPS-Sobral que confirmou nenhuma existência de antecedentes criminais por parte da vítima ou do seu marido.
Perito Forense Danilo e Rabecão que conduziu o cadáver para o IML na cidade de Sobral. Segundo informações do Perito Danilo o cadáver apresentou lesões no pescoço provocados por mãos.  

Fonte: Blog do Júnior Ximenes / Via Ipu Notícias

Aos 74 anos, morre ator Cláudio Marzo, no Rio de Janeiro

Posted: 22 Mar 2015 01:24 PM PDT

ator Cláudio Marzo morreu, aos 74 anos, na manhã deste domingo, 22 na clínica São Vicente Gávea, no Rio de Janeiro. Famoso pelos papéis de galã em novelas, ele estava internado com quadro de pneumonia, dispneia e desorientação. Ele também se tratava se enfisema pulmonar, agravado pela pneumonia.

Segundo a assessoria do hospital, o ator foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no último dia 4. Esta foi a segunda internação do ator no ano, que também foi hospitalizado em fevereiro com quadro infeccioso associado à insuficiência renal e enfisema descompensado.
                                                
Sua primeira novela foi "A Moreninha", de Graça Mello, com 35 capítulos

Em dezembro do ano passado, o artista ficou internado por três dias CTI para tratar uma pneumonia. Em 2013, ele foi hospitalizado em três ocasiões: duas vezes por conta de problemas respiratórios e uma vez em decorrência de uma hemorragia digestiva. 

O local e horário do velório ainda não foram divulgados, pois a família aguarda a chegada de um dos filhos que mora na Austrália. Marzo deixa três filhos - Alexandra, Diogo e Bento - e a mulher, Neia. Ele já foi casado com Betty Faria, Denise Dumont e Xuxa Lopes.

Vida
Filho de descendentes de italianos, Marzo nasceu no dia 26 de setembro de 1940, em São Paulo. Aos 17 anos ele largou os estudos e foi trabalhar como figurante na TV Paulista – de lá, foi para a TV Tupi. 

No mesmo ano em que a Globo foi criada (1965), ele foi chamado para trabalhar na emissora, quando fazia parte do Teatro Oficina e trabalhava como dublador. Sua primeira novela foi "A Moreninha", de Graça Mello, com 35 capítulos.

No início dos anos 1970 ele ganhou a fama de "galã" e se destacou como protagonista de "Véu de Noiva" (1969) e "Irmãos Coragem", exibida de 1970 a 1971. Ele interpretou o mais novo dos irmãos Coragem, chamado "Duda", que desejava ser jogador de futebol. 

FOTO: DIVULGAÇÃO TB GLOBO
Cláudio Marzo no papel de Lázaro, na novela "Desejo Proibido", de 2007







Marzo abandonou a imagem de "galã" no auge da carreira, após a exibição da novela "Carinhoso" (1973), em que fazia par romântico com Regina Duarte. "Logo depois de 'Carinhoso', decidi que não queria mais gastar a minha vida com coisas tão descartáveis como aqueles personagens que estava fazendo", disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. 

Em 1988 ele deixa a Globo para trabalhar na TV Manchete, atuando nas novelas "Kananga do Japão" e "Pantanal". A volta para a emissora global se deu em 1993 e sua última interpretação foi exibida em 2009, da série "Guerrra e Paz". 

Marco também atuou no cinema, em 35 filmes, como "Nunca Fomos Tão Felizes" (1984), de Murilo Salles. No longa, ele interpreta um homem misterioso, ex-militante político perseguido pela ditadura.

Redação O POVO Online

Tianguá: Secretário diz que apreensão de trator do PAC é denúncia vazia

Posted: 22 Mar 2015 10:22 AM PDT

Uma máquina do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal foi apreendida pela Polícia Civil (PC) no município de Tianguá, na tarde de sexta-feira, 20.

As informações do Vereador Zé Nilton, autor da denuncia, seriam  de que a máquina estaria  em uso numa  propriedade particular há mais de três dias, limpando uma área para plantio.
                                    
                     Trator apreendido e já liberado

O tratorista Paulo Sergio da Silva Rafael que operava a retro-escavadeira foi ouvido pelo delegado civil Dr. Marcio Fernandes. Em depoimento, o homem afirmou que recebeu uma autorização do Secretário de Infraestrutura de Tianguá,  Sr. Altamirando Moreira Cavalcante para retirar material de terra do referido terreno, material esse  que será  utilizado na recuperação de estradas da região do Sitio Boa Esperança. 
A alegação  foi confirmada pelo próprio secretário Altamirando em entrevista ao Jornal Alerta Geral.  Ainda segundo o secretario outros produtores da região também autorizaram  a entrada da maquina em suas terras com a mesma finalidade de retirar material para serviços de terraplanagem nas estradas. Não houve flagrante da policia, sendo que o tratorista  e a maquina do Pac apreendida,  foram liberados no mesmo dia.
Nesta segunda, 23, o secretário Altamirando falará sobre o caso em entrevista á  FM 94,9- Som Zoom Sat de Tianguá.

Por Ibiapaba Agora

Chove nos municípios da Ibiapaba

Posted: 22 Mar 2015 07:08 AM PDT

Com o retorno das chuvas em mais da metade dos municípios  do interior do Estado, a população renova as esperanças por uma quadra chuvosa mais produtiva. De acordo com o monitoramento diário realizado pela  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), volta a chover com mais intensidade no interior do Estado. 
             
                                                   


Conforme o balanço divulgado pelo órgão, o maior índice de precipitação foi registrado no município de Nova Russas, com a incidência de 137 milímetros. O registro das chuvas compreende o período de  7h de Sábado até a manhã deste Domingo, 22.
De acordo com registro dos postos do órgão, a região que recebeu maior volume de chuvas foi a Região dos Inhamuns, onde choveu em praticamente todos os municípios. No  domingo as chuvas foram registradas em todas as regiões do Estado.

Na Ibiapaba as maiores precipitações ocorreram segundo a Funceme  em Ibiapina :125.0 mm e   em São Benedito,   86.8 mm.
Por Diário do Nordeste/ Ibiapaba Agora

Entidades educacionais pedem que MEC não seja usado como moeda de troca

Posted: 22 Mar 2015 06:54 AM PDT

Entidades ligadas à educação pedem à presidenta Dilma Rousseff que o Ministério da Educação (MEC) não seja usado como moeda de troca e que o novo ministro esteja comprometido com o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e com o fortalecimento da educação pública, com o diálogo permanente com a sociedade.

Esta semana, o ex-ministro Cid Gomes deixou a pasta, após embate com parlamentares na Câmara dos Deputados. O secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, assumiu interinamente o MEC.
                                                       

Na quinta-feira (19), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) informou, por meio de manifesto, que o MEC "não pode ser balcão de negócios ou moeda de troca para assegurar a governabilidade".
A associação sugere que o novo ministro assuma o compromisso de cumprir o PNE, em consonância com as deliberações aprovadas no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014.

A Anped defende o fortalecimento da educação pública e manifesta "preocupação com os rumos do Ministério da Educação, que, desde o início de 2015, evidencia um descompasso entre sua agenda política e o fortalecimento da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada".

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país, divulgou ontem (20) carta aberta à Dilma Rousseff, na qual sugere que a chefia da pasta "seja ocupada por pessoa que goze da necessária legitimidade política e também de amplo reconhecimento na comunidade educacional, especialmente de trabalhadores(as) em educação, gestores(as) públicos, conselheiros(as) educacionais, ativistas e pesquisadores(as)".
O documento ressalta a necessidade de um "esforço irrevogável de cumprimento do PNE", além do fortalecimento da Conae, Fórum Nacional de Educação (FNE) e outros canais efetivos de participação social. Pede também compromisso com a repactuação federativa no compartilhamento dos custos das políticas educacionais.

Também ontem, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) encaminhou carta à presidenta da República elogiando a declaração de que a escolha do novo ministro será a partir de critérios técnicos.
"Sabemos que o nome escolhido deverá carregar legitimidade política para implementar uma profícua gestão frente ao MEC e articular as ações necessárias junto ao Congresso Nacional. Esta decisão firme e acertada provocará resultados capazes de efetivar os avanços necessários na educação brasileira", acrescenta a carta. 

A Undime reúne os gestores responsáveis pela educação pública nos 5.569 municípios brasileiros. Conforme a entidade, o tema de governo Brasil: Pátria Educadora é um questão que favorece "o diálogo para concretizar novas conquistas".
Para representantes da Undime, o PNE em vigência é "desafio imposto à União, aos estados e municípios e, por isso, requer permanente diálogo, adequado planejamento e adoção de novas ações na gestão pública".

O PNE estabelece metas para serem cumpridas nos próximos dez anos. Elas vão da educação infantil à pós-graduação, incluindo a formação de professores. Entre as metas. o investimento anual de, pelo menos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação até o fim da vigência do plano.
Agencia Brasil

Comentários