O primeiro bimestre do ano não fechou de forma satisfatória para o setor varejista nacional. O número de consumidores nas lojas registrou queda de 5,8% nos dois primeiros meses deste ano na comparação com o igual período de 2014. Os dados são do Índice de Consumidores do Varejo Mensal (ICV 30), divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
Somente o mês de fevereiro sofreu queda de 5,7% no fluxo de pessoas em comparação com o igual mês do ano anterior. O Carnaval também foi monitorado e apresentou retração de 13% na média diária em relação ao mesmo período de 2014.
“A queda no consumo já era esperada e tem entre seus principais motivos as mudanças na política econômica, a retração no crédito e, principalmente, a crise de confiança estabelecida no País”, destaca Eduardo Terra, presidente da SBVC. Na opinião do executivo, o consumidor está mais cauteloso. “As mudanças têm acontecido em todas as esferas sociais, resultando em uma readequação dos hábitos de compra. Neste momento, é preciso pensamento estratégico e medidas que favoreçam a retomada”, completa Terra.
No comparativo entre janeiro e fevereiro deste ano, a queda foi de 8,7%. “O mês mais curto, era esperado que apresentasse uma queda significativa. Partindo desse pressuposto, podemos estimar que, em março deve haver alguma alteração, por ser um mês com mais dias úteis”, avalia Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate.
Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, em épocas de aperto é preciso aproveitar todas as oportunidades. “Temos muitos feriados este ano e, vale lembrar, que abril é um dos meses com menos dias úteis em 2015. Isso significa que março precisa ser muito bem aproveitado pelo comércio”, reforça Cranchi.
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