Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Médicos defendem desfibrilador obrigatório

Posted: 10 Oct 2015 06:19 PM PDT

Tendo como uma de suas principais causas a arritmia cardíaca, alteração do ritmo do coração que, muitas vezes, pode ser um problema silencioso, a morte súbita faz, todos os anos, cerca de 300 mil vítimas só no Brasil. Apesar da alta gravidade, a parada do órgão mais importante do corpo, se tratada rapidamente, pode ser reversível. Por conta disso, médicos cardiologistas de todo o Brasil têm defendido a obrigatoriedade da existência de um desfibrilador, equipamento que, a partir da aplicação de descargas elétricas, restabelece os batimentos do paciente, em locais com grandes aglomerações.

O assunto foi um dos temas discutidos nesta sexta-feira (9), durante a abertura do IV Simpósio Internacional de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial, em Fortaleza. No evento, que segue até hoje, especialistas brasileiros e de países como Portugal e França devem debater os distúrbios da frequência cardíaca, que podem ser congênitos ou, no caso de pessoas com hábitos de vida não saudáveis, adquiridos.

Existem cerca de sete tipos de arritmias, sendo parte delas benignas, tratáveis com medicação e procedimentos simples, e as demais malignas, que acarretam risco de morte.

Segundo a cardiologista Stela Sampaio, presidente do Simpósio, o ideal é que todos os lugares com concentrações superiores a 1.500 pessoas devam possuir um desfibrilador. Shoppings, casas de shows, estádios de futebol, escolas e algumas academias, por exemplo, fariam parte dessa categoria. "Nossa orientação é que haja o desfibrilador e pessoas treinadas para utilizá-los. Já batalhamos muito, fizemos campanhas anualmente, mas isso ainda não é regulamentado", diz a médica.

Desafios

Nos últimos anos, diversos projetos de lei já propuseram tornar o equipamento obrigatório, mas não chegaram a ser aprovados. Apenas determinados estados, como São Paulo e Paraná, e o Distrito Federal possuem legislações a respeito do assunto.

"Um dos maiores desafios para evitar a morte súbita, hoje, é ter acesso à reversibilidade deste mal", afirma a cardiologista Neyle Craveiro. "A maior preocupação é prevenir, tendo melhor qualidade de vida, buscando identificar melhor as doenças do coração. Mas a população também precisa ter acesso a médicos, exames e uma estrutura rápida de emergência com desfibrilação", completa.


Explosão em fábrica clandestina de fogos de artifícios em Iguatu deixa um morto e três feridos

Posted: 10 Oct 2015 06:13 PM PDT

A tragédia aconteceu na localidade de Baixiozinho, na zona rural de Iguatu. Foto: HBarbosa
Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em uma explosão na manhã de sexta-feira (09), na zona rural de Iguatu. A tragédia aconteceu em uma casa onde eram fabricados artefatos explosivos de forma clandestina. Com o impacto, a casa ficou completamente destruída. As paredes desabaram e atingiram quatro pessoas.

"Havia na residência de seis a oito garrafas pets com material explosivo, enxofre e pólvora, além do material já pronto e do material que estava sendo manuseado. A vítima poderia estar fumando no momento, quando a tragédia aconteceu, conforme informou a família", disse o major do Corpo de Bombeiro, Nijair Araújo.

O dono da residência, Francelúcio Alves de Oliveira, de 62 anos, que costumava fazer o manuseio de material explosivo em um dos cômodos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

O barulho da explosão assustou moradores e foi ouvido a mais de seis quilômetros. Na casa também estavam a esposa da vítima e mais dois filhos. Eles foram socorridos para a emergência do Hospital Regional de Iguatu e se encontram em observação.



Safra no CE deve ser 75% menor que o previsto

Posted: 10 Oct 2015 03:52 PM PDT

Com o Ceará enfrentando o quarto ano seguido de seca, a safra cearense de grãos deve render neste ano menos de 25% ou um pouco abaixo de 1/4 da produção projetada no início de 2015. Em setembro, a expectativa do IBGE é que sejam produzidas 282.010 toneladas (t) de grãos em todo o Estado ante a estimativa inicial de 1.143.956 t.

O volume previsto no nono mês do ano (282.010 t) para a produção agrícola do Ceará também é 21,72% menor em comparação às 360.261 t esperadas no mês anterior (agosto). Sobre produção consolidada de 525.146 t no ano passado, que também foi um ano de seca, a previsão referente ao último mês de setembro é 46,30% inferior.

Considerando o cultivo de frutas frescas, a perspectiva também é de queda para os produtores cearenses. São estimadas, em setembro, 987.673 t de frutas frescas produzidas em 2015 no Ceará, um volume que representa uma redução de 12,11% frente a projeção do mês anterior (1.123.683 t); de 23,92% em relação ao primeiro prognóstico de janeiro (1.298.199 t); e de 23,25% comparando-se à safra de 2014, que resultou em 1.286.766 t.

Os dados constam na nona edição do ano do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias do Ceará (GCEA-CE), do IBGE, para o ano de 2015, considerando o período de 16 de maio a 15 de junho deste ano.

Com base no estudo, a perspectiva ainda deve piorar, já que no segundo semestre não chove mais no Estado e a situação dos reservatórios se agrava, impactando diretamente a safra agrícola irrigada.

Segundo a supervisora de estatísticas agropecuárias do IBGE no Ceará, Regina Dias, a queda expressiva de 75,35% na safra de grãos em relação ao projetado pelo IBGE em janeiro se deve especialmente a má distribuição das chuvas. "Apesar da seca, a distribuição de chuvas em 2014 foi melhor, principalmente no Cariri. Este ano foi muito ruim para os grãos, porque as chuvas se concentraram na região metropolitana e no litoral, onde o peso da produção agrícola é mínimo", explica a supervisora.

Produção de milho

Segundo ela, esse fator prejudicou com maior ênfase a produção do milho, que corresponde a 67% da safra de grãos do Estado. A cultura do milho, conforme supervisora do IBGE, é "muito exigente". Desse modo, se faltar água na época da floração, a espiga não se forma.

No cômputo geral, no grupo dos cereais, leguminosas e oleaginosas, composto por dez produtos, oito apresentam redução: algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz de sequeiro, feijão de arranca de 1a (Vigna), feijão de corda de 2a safra (phaseolus), feijão de corda de 1a safra (Vigna), milho (grão) e mamona. Apenas a fava e o milho em semente registraram alta na estimativa de setembro. Com respeito às frutas, a situação deve ser ainda pior, considerando que a produção depende muito da agricultura irrigada.


Senador Eunício Oliveira garante R$ 1 milhão para custeio do Hospital Regional de Iguatu ainda este ano

Posted: 10 Oct 2015 02:20 PM PDT


Em passagem por Iguatu, no início da noite desta sexta-feira (09/10),  o senador Eunício Oliveira (PMDB), reforçou durante entrevista à imprensa no aeroporto de Iguatu, o seu compromisso de trabalho com o município de Iguatu.

O parlamentar informou que está colocando uma emenda de R$ 1 milhão para ajudar no custeio do Hospital Regional de Iguatu ainda este ano. "O deputado Agenor Neto e o prefeito Aderilo me solicitaram, e vamos garantir esses recursos, que na verdade deveriam ser custeados pelo próprio Estado, uma vez que o hospital atende a dez municípios na região", pontuou.

Em relação à saúde do Estado, Eunício disse que o Governo vem tratando de forma diferenciada as regiões do Estado, privilegiando de forma mais direta o município de Sobral, na região Norte do Ceará. "O correto seria que o Estado desse para Iguatu o mesmo custeio que é dado para Sobral, que inclusive recebe até médicos transportados de avião para atender no hospital regional", ressaltou. "E diante de tanto descaso com o Centro Sul, está sendo preciso que o prefeito de Iguatu e até o próprio deputado Agenor Neto, busque a ajuda dos amigos, que por meio de suas emendas parlamentares, possam ajudar no custeio no Hospital Regional de Iguatu", completou.

Ele lembrou que durante a campanha eleitoral, o governador dizia que a saúde pública do Estado era a melhor do Brasil, no entanto não é o que a população tem constatado, depois de alguns meses de governo. "Recebemos uma pesquisa, recentemente, e 80% da população está insatisfeita pela forma como a saúde do Estado vem sendo conduzida por esse governo", informou. 

O senador aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho do deputado Agenor Neto (PMDB) em favor da melhoria da saúde e das condições de vida da população da região Centro Sul. "O deputado Agenor Neto tem se destacado em defesa dos problemas da saúde, não só da sua região, mas do próprio Estado, e agora, mais do que justo, vai reforçar esse trabalho ao assumir a presidência da Comissão de Saúde da Assembleia", disse.

Ainda durante a entrevista o parlamentar falou sobre a audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, na próxima terça-feira (13) em Brasília, para tratar da liberação da Faculdade de Medicina para Iguatu. "O deputado Agenor Neto me ligou, solicitando a audiência com o ministro Mercadante, e espero que a gente possa sair de lá com uma boa notícia, afinal essa faculdade vai beneficiar não apenas Iguatu, mas a toda região Centro Sul", finalizou.


"Direito de vida está ameaçado", afirma Sérgio Novais ao se filiar ao PMDB

Posted: 10 Oct 2015 12:17 PM PDT


O senador Eunício Oliveira homologou na manhã desta sexta-feira (9) as filiações do ex-deputado federal Sérgio Novais e a irmã, ex-deputada estadual Eliane Novais ao PMDB. Os evento aconteceu na sede do partido em Fortaleza e foi acompanhado por parlamentares e autoridades políticas do partido.

Sérgio Novais agradeceu a acolhida de todos os correligionários da legenda e ressaltou que apesar de nunca ter sido do PMDB, sempre votou em nomes importantes da política cearense na época do MDB.

Novais também criticou duramente a atual gestão da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado. "Fortaleza está um caos, o projeto para o Ceará está um caos. Nosso direito de vida está ameaçado em qualquer bairro de Fortaleza", enfatizou ao citar a falta de segurança na capital.

A mãe da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, Luisa Lins, também assinou ficha de filiação do PMDB, e pode concorrer ao cargo de vereador.


Comentários