Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Capotamento deixa um morto e três feridos na CE-282, em Iguatu

Posted: 13 Dec 2015 01:34 PM PST


Um grave acidente de trânsito ocorrido na tarde deste domingo (13) na CE-282, nas proximidades do sítio Carnaúbas, em Iguatu, deixou três pessoas feridas e uma morta.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente envolveu o veículo Chevrolet de placas OSE-3555, inscrição de Barbalha.

Estavam no veículo os seguintes passageiros: Francisco de Assis Sampaio Granjeiro, 59 anos; Leda Maria Garcia Sampaio, 63 anos e Manuela Garcia Silveira, de três anos. Os três não correm risco de morte.

A outra passageira, a jovem Bruna Letícia Garcia Sampaio, 16 anos, foi arremessada do veículo e morreu no local.

A Polícia ainda não sabe as causas que provocaram o acidente.

(Fotos: Wandenberg Belém)




Ceará investiga se há relação entre 79 casos de microcefalia e o zika vírus

Posted: 13 Dec 2015 04:59 AM PST

Até esta quinta-feira (10), foram confirmados no Ceará,  80 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em 30 municípios diferentes. Dos casos suspeitos, um deles já foi confirmado em um bebê que morreu.  Os números são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará e foram divulgados nesta sexta-feira (11).

Na semana passada haviam sido registrados 40 casos da doença em todo o Estado.

Dos casos em investigação, 31 são de Fortaleza (39,2 do total), cinco em Maracanaú (6,3%), cinco em Barbalha (6,3%) três em Cruz (3,8%), dois no Eusébio (2,5%), dois em Aquiraz (2,5%), dois em Banabuiú (2,5%), dois em Caucaia (2,5%) e dois em Itapajé (2,5%).

Nos demais municípios ocorreram um caso em cada um. Dentre os notificados, 98,8% estão em investigação e um caso foi confirmado (óbito). 91,2%  dos casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika notificados foram em recém-nascidos e 8,8%, intrauterina.

Microcefalia

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 33 centímetros. A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.

Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Recomendações

Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde orienta sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus. As gestantes devem fazer uso de repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírus e os casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.


Comentários