Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Servidores do HGF realizam manifestação e ameaçam paralisar atividades

Posted: 01 Dec 2015 07:39 AM PST

Os servidores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) protestam, na manhã desta terça-feira, 1°, contra o atraso de salários, que segundo eles, estão pendentes desde outubro. O ato ocorre um dia após denúncias de falta de insumos no HGF e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que emitiu comunicado avisando que transplantes deixarão de ser feitos e os serviços serão reduzidos até atingir 50% da capacidade. Caso os manifestantes não obtenham o pagamento dos salários, as atividades podem ser paralisadas na unidade.

Os servidores, que são técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e enfermeiros, também afirmam estão sem receber vale-transporte para o deslocamento até o trabalho. O protesto teve início às 7 horas da manhã, em frente à unidade, no bairro Papicu. Por volta das 8h40min, os servidores iniciaram caminhada até a sede do Ministério do Trabalho, no Centro, onde vão reivindicar uma reunião com a direção do HGF e com a Secretaria de Saúde.

Segundo a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde do Estado do Ceará (Coosaúde), mais de 90% dos funcionários do HGF são cooperados. A assessoria do hospital ainda não se pronunciou sobre a paralisação.

.

Ceará tem 25 casos suspeitos de microcefalia em investigação

Posted: 01 Dec 2015 07:11 AM PST

O Ceará tem 25 casos suspeitos de microcefalia em investigação, segundo dados da terceira edição do informe epidemiológico sobre microcefalia, divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde. O estado tem também nove casos confirmados da doença, conforme o ministério.

Na semana passada, foi confirmada a relação entre o zika vírus e a microcefalia por meio de exames em um bebê nascido no Ceará.

O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os estados de Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Boletim epidemiológico com dados reunidos até esta segunda (16) aponta a ocorrência de 399 casos em 2015, em sete estados.

O zika é da mesma família do vírus da dengue, porém menos agressivo, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano.

Contra o mosquito

Assim como o vírus da dengue, o zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e não tem cura ou vacina identificada até o momento. O Ministério da Saúde orienta que grávidas ou mulheres que pretendem engravidar tenham "cuidado redobrado" para evitar infecções virais.

"Pedimos que as grávidas evitem contato com infecções, de qualquer tipo. Havendo qualquer suspeita, que se evite o contato com pacientes infectados e com os mosquitos transmissores de dengue e zika. A gente sabe que não é fácil, senão não teríamos epidemias. Mas, pode ser objeto de esforço especial durante a gestação", disse o diretor da pasta.

Até o momento, não há nenhum tipo de tratamento disponível para a fase aguda da infecção por zika vírus, que dura cerca de três dias. Os principais sintomas são febre baixa e manchas pelo corpo (exantema). Caso a relação do vírus com a anomalia na gravidez seja confirmada, o ministério afirma que vai "trabalhar ainda mais na prevenção e no combate ao mosquito transmissor".


Cunha vincula impeachment a voto de petistas

Posted: 01 Dec 2015 07:07 AM PST

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deu indicações ao Planalto de que, se os três petistas que integram o Conselho de Ética da Casa votarem pela abertura do processo por quebra de decoro, ele vai retaliar e dar prosseguimento a pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Diante disso, o governo intensificou a pressão sobre os petistas, apesar de, oficialmente, alegar que não irá interferir nos votos dos deputados.

Nesta terça-feira, 1.º, o Conselho de Ética se reúne para decidir se instaura ou não o processo contra Cunha. Os deputados petistas Valmir Prascidelli (SP), Zé Geraldo (PA) e Léo de Brito (AC), representantes do partido no colegiado, têm alegado ao Planalto que enfrentam dificuldades em suas bases para votar a favor do peemedebista. Mas vão rediscutir o posicionamento pela manhã, antes da sessão.

Se os petistas atenderem ao pedido de Cunha, ele já informou a interlocutores da presidente que segura o impeachment. "Está nas mãos deles. Tudo depende do comportamento do PT", teria dito Cunha, segundo interlocutores da presidente.

Aliados do presidente da Câmara dizem que ele tem garantidos até agora nove dos 11 votos de que precisa no Conselho de Ética. Os três votos do PT são, portanto, considerados fundamentais para ele se livrar do processo de cassação.

Após ter seu nome envolvido em mais um esquema de suposto recebimento de propina, Cunha decidiu nesta segunda-feira, 30, prorrogar duas CPIs que constrangem o governo, a do BNDES e a dos Fundos de Pensão. Cunha disse a aliados que definirá nesta terça-feira o prazo para prorrogação das comissões.

'Conspiração'

O peemedebista almoçou nesta terça-feira com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Jaburu. Mais uma vez, se queixou do que classifica como uma "armação" do Planalto e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele. O presidente da Câmara se referia a papéis recolhidos pelos investigadores da Procuradoria-Geral da República que apontariam suposto pagamento de R$ 45 milhões em propina ao deputado, para alterar uma medida provisória que beneficiaria o banco BTG Pactual, de André Esteves. O banqueiro foi preso na quarta-feira passada por suspeita de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Cunha, que nega ter recebido vantagens indevidas, disse que suas emendas foram contrárias aos interesses do banco e apresentou a Temer, durante o almoço, os documentos em sua defesa. Ele chamou essa nova denúncia contra ele de "conspiração", que teria o "dedo do governo" e, nesse caso, considera que, além de Janot, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, teria responsabilidades no episódio.

De acordo com o material colhido pelos investigadores da Lava Jato, depois que "tudo deu certo", Cunha e o banqueiro, entre outros, participaram de um jantar de comemoração. O objetivo descrito no texto da MP era enquadrar as instituições em regras internacionais mais rígidas e prepará-las para enfrentar a crise econômica de 2008.


Comentários