Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Governo do Estado prorroga campanha de vacinação contra Aftosa

Posted: 06 Dec 2015 02:23 PM PST


O governo do Estado decidiu prorrogar o prazo da campanha de vacinação contra febre aftosa até o dia 19 deste mês. O motivo é o baixo índice de vacinação na segunda etapa da campanha, cerca de 10% abaixo do esperado, em comparação com novembro de 2014.

A meta do governo era vacinar 95% do rebanho até o dia 2 deste mês. Nos cinco municípios da região Centro Sul, os índices da vacinação contra a febre aftosa são: Cariús 67%; Iguatu 37%; Jucás 80%; Quixelô 32% e Saboeiro 79%.

A médica veterinária da Adagri em Iguatu, Vanessa Chaves, disse que existem muitas dificuldades enfrentadas pelos criadores por causa da seca, mas é preciso que o Ceará mantenha a meta de vacinação para permanecer com área livre de aftosa.


Vereador é preso em Iguatu por infringir Lei Seca

Posted: 06 Dec 2015 02:04 PM PST


Conhecido por suas "verborragias" na tribuna da Câmara de Iguatu, o vereador Joaquim Ribeiro, conhecido por "Joaquim do Pezão", foi tragado pelo destino, mais uma vez, na manhã deste domingo (6), após ser abordado e preso por uma patrulha da Polícia Militar.

Segundo os policiais que procederam a abordagem, o parlamentar apresentava sinais de embriaguez ao volante, e resistiu ao procedimento de teste de bafômetro. Foi preso e autuado em flagrante, e foi liberado após pagar fiança no valor de R$ 2.500,00.

O delegado de polícia civil, Jeferson Lopes, explicou que o vereador é acusado de infringir a Lei Seca e vai responder de acordo com a norma da lei. "Depois de ser abordado pelos policiais que perceberam os sintomas de embriaguez, o parlamentar foi conduzido para o posto da PRE e lá se negou a fazer o teste. Mas ao chegar aqui determinei a sua prisão e o pagamento de uma fiança", disse.

Os policiais que participaram da prisão informaram que a abordagem se deu na estrada que dar acesso ao bairro Fomento, na volta de uma ocorrência de trânsito, quando o vereador ultrapassou a viatura dirigindo com sinais de embriaguez.  



Epidemia de microcefalia: o efeito do descaso no setor público

Posted: 06 Dec 2015 12:54 PM PST

Ana Paula apresenta os exames de tomografia do filho D.M, de 1 mês e 14 dias, que tem   sinais de microcefalia (Foto:  CARLOS EZEQUIEL VANNONI/ESTADÃO CONTEÚDO)
Mãe com o filho com sinais de microcefalia, em hospital de Pernambuco. A epidemia pode virar tragédia
O número de casos de microcefalia se multiplica numa escalada sem precedentes no Brasil. Já são mais de 1 mil casos informados ao Ministério da Saúde – 5 vezes mais que no ano passado, com 147 registros. O surto se alastrou por 160 cidades de nove Estados. Até então uma doença rara, a microcefalia é uma malformação que reduz o perímetro da cabeça dos recém-nascidos para menos de 34 centímetros, a média considerada normal. Em cerca de 90% dos casos, essa condição provoca algum tipo de doença mental. É o maior drama da saúde pública brasileira nos últimos anos.

Numa situação inédita no mundo, a doença está sendo associada ao vírus zika, novo no Brasil. Para agravar o problema, os dados mais confiáveis mostram que o zika está sendo transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O Aedes é o resiliente inseto transmissor da dengue, que prolifera nas regiões mais quentes do país e há anos faz troça da incapacidade do governo – em todas as instâncias – de erradicar essa doença simples, mas que pode ser letal. Além da dengue, o mosquito já se tornara também o agente dispersor de outro vírus, causador da febre chikungunya.

A resistência da dengue se deve, em boa medida, à ineficiência do poder público. São dois os principais entraves. O primeiro é a existência, no Brasil, de políticas públicas pulverizadas e incertas. Por lei, é responsabilidade dos municípios organizar a prevenção, com campanhas educativas, equipes de combate de criadouros e aplicação de inseticidas.

Ao governo federal, cabem as diretrizes e o envio da verba. Aos estaduais, oferecer auxílio. Na prática, as prefeituras economizam com a prevenção nos períodos de trégua dos surtos. Em casos mais graves, orientam-se pelo calendário eleitoral e pela tentativa de evitar pânico na população. O segundo entrave diz respeito à morosidade nas inovações científicas, em especial por falta de investimentos.

Por causa do efeito devastador que pode ter o zika, o poder público vai ter de passar a ter um sentido de urgência que não tem mostrado até agora no combate ao Aedes aegypti. Estima-se que, até o fim do ano, o país poderá ter cerca de 2 mil casos de microcefalia. Chegar a essa situação trágica pela simples picada de um mosquito deveria ser inconcebível em um país urbanizado, no século XXI. Assim como beira o nonsense o governo federal, perplexo diante da situação, recomendar à população que o melhor a fazer, no momento, é evitar a gravidez. "Sexo é para amador, gravidez é para profissional", disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro.  Para vencer a tríplice epidemia de dengue, chikungunya e microcefalia, o Brasil vai ter de vencer também a epidemia de ineficiência no setor público.


Greve impede cumprimento de 150 mil mandados

Posted: 06 Dec 2015 07:50 AM PST

Durante os quatro meses da greve, ainda vigente, dos oficiais de Justiça do Ceará, calcula-se que 150 mil mandados deixaram de ser cumpridos em todo o Estado, afetando principalmente os jurisdicionados e advogados. Segundo o Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado (Sindojus), o movimento ainda não tem perspectiva de acabar, uma vez que o diálogo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) não vem avançando.

A categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho e valorização dos profissionais, medidas que, segundo ela, não onerariam o orçamento do Tribunal de Justiça. A greve teve início no dia 3 de agosto. Cerca de 800 oficiais de Justiça atuam no Ceará, sendo 300 deles em Fortaleza e 500 distribuídos pelas 162 comarcas do Interior.


Eles apresentam duas demandas principais. A primeira corresponde à padronização da nomenclatura e também do nível de escolaridade dos profissionais. Hoje, são três as terminologias adotadas: oficial de justiça, oficial de justiça avaliador e analista judiciário em execução de mandados.


Prefeito Aderilo Alcântara recebe representante do Rally Cerapió 2016

Posted: 06 Dec 2015 07:35 AM PST

Iguatu será uma das rotas do Rally Cerapió 2016. A 29ª edição do evento acontece entre os dias 25 e 30 de janeiro próximo.

Todos os preparativos estão sendo discutidos para acolher uma das etapas do evento, que passará por Iguatu no dia 29 de janeiro, período que coincide com a realização da semana do município. São 163 anos de emancipação política.

Nesta sexta-feira (4) o prefeito Aderilo Alcântara recebeu uma das coordenadoras do evento, Flávia Monteiro, para discutir os detalhes da parceria com a Prefeitura de Iguatu.

O Cerapió é reconhecido como uma das maiores provas off Road da América Latina e única no mundo que reúne em uma mesma competição modalidades distintas: motos, carros 4×4, quadriciclos, UTV's e Bikes e em estilos distintos – regularidade e velocidade.

O prefeito Aderilo Alcântara disse que o evento estimula o turismo no município, além de trazer emprego e renda para a região. "São hotéis, pousadas, restaurantes, postos de combustíveis, lojas e outros serviços. No final todos saem ganhando com o evento que agrega mais de mil participantes", disse.


Médicos obrigados a “bater ponto” estão deixando os empregos

Posted: 06 Dec 2015 07:28 AM PST

Uma decisão de Governo, posta em prática na Secretaria de Saúde, que obriga os médicos a registrarem digitalmente suas presenças nos locais de trabalho, já motivou pedidos de antecipação de aposentadorias e de demissões  no Hospital de Messejana e Hospital Geral de Fortaleza, além de impaciência em muitos outros, e críticas veementes à medida. A decisão do Governo e as suas consequências já ocorridas têm sido o centro das conversas na área médica.

Outra providência que desagrada a parte da classe médica é a exigência de comprovação dos serviços prestados por Cooperativas. Elas, hoje, são as responsáveis por inúmeros procedimentos, nas mais diversas áreas da Saúde, com elevado custo ao Estado. Há denúncias de que profissionais dessas Cooperativas, muitos servidores do Estado, deixam de produzir no seu horário de trabalho para o Estado, mas registram uma extensa relação de procedimentos como cooperados.





Bispo Dom Edson Castro visita presídio de Iguatu

Posted: 06 Dec 2015 06:55 AM PST


A Cadeia Pública de Iguatu recebeu a visita do bispo diocesano Dom Edson de Castro, juntamente com membros da Pastoral Carcerária, na manhã deste sábado (05/12).

Dom Edson Castro, que chegou a Iguatu no dia 27 de junho e até então não havia feito nenhuma visita ao presídio local, buscou tomar ciência de como vem sendo realizado o trabalho de assistência religiosa naquela unidade prisional pelos agentes da Pastoral Carcerária. 

O bispo se comprometeu que no próximo dia 12 deste mês estará retornando ao local para realizar uma celebração eucarística de Natal, juntamente com os agentes pastorais e outros religiosos.

A Cadeia Pública de Iguatu, órgão mantido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, atualmente se encontra em péssimas condições de infraestrutura, além do problema de superlotação. É fato corriqueiro a entrada de drogas e armas na unidade prisional, fatos constatados pelas constantes apreensões realizadas pelos agentes prisionais e pela Polícia Militar.



Servidores estaduais devem ficar sem reposição salarial em janeiro

Posted: 06 Dec 2015 05:07 AM PST

Os servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Ceará, do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, não terão, em janeiro, como nos últimos anos, qualquer alteração em seus contracheques. Isto é, não haverá correção, e muito menos majoração salarial, embora a inflação beire a casa dos 10%. Os militares são exceção por conta das promoções que acontecerão nos próximos dias.

Hoje, o erário estadual só suporta o pagamento da folha de dezembro com a segunda parcela do décimo terceiro salário. O secretário da Fazenda, Mauro Filho, porém, tranquiliza quanto ao cumprimento do calendário de desembolso do pessoal, no início do ano, obedecendo os mesmos valores de dezembro.

Embora uma decisão do governador Camilo Santana, do início deste ano, tenha motivado uma redução de certa forma expressiva no número de trabalhadores com cargos comissionados, o custo da folha, em 2015, cresceu 10%, podendo ultrapassar o total de R$ 9 bilhões, ameaçando o limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um limitador rígido de gastos com pessoal em todos os setores da administração pública.

Em razão da inflação de 2014, o Estado majorou em 6,45% a remuneração de todos os seus trabalhadores. No ano anterior o percentual acrescido no contracheque dos servidores foi de 5,7%. Hoje o salário mínimo pago pela administração estadual é de R$ 813,51 e terá que ser revisto para, pelo menos ficar igual ao definido na área da administração federal. (DN)


Comentários