Blog do Carlos Cristiano

Blog do Carlos Cristiano


MPMA ajuíza ação contra UFMA por trabalho escravo em Imperatriz

Posted: 03 May 2016 01:04 PM PDT

MP-MA culpa UFMA por responsabilidade solidária na condição dos trabalhadores (Foto: Divulgação/ MP-MA)
Caso aconteceu durante a construção da faculdade de Medicina. MP-MA requer indenização no valor de R$1 milhão.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a construtora ZURC Saneamento e Construções e o empresário Antônio Fernando Silva e Cruz responderão a uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) por uma denúncia de condições análogas ao trabalho escravo durante a construção do prédio da faculdade de Medicina, em Imperatriz, no ano de 2014.

Segundo o Ministério Público, os trabalhadores estavam alojados em barracões junto com ferramentas e materiais utilizados na construção. As paredes eram improvisadas com tábuas, sem qualquer privacidade e expondo os trabalhadores a intempéries, insetos e poeira. Não havia armários individuais e nem camas. Cada operário tinha que providenciar sua própria rede, lençol e ventilador.

Além disso, água utilizada para consumo humano era colhida de uma torneira e não passava por nenhum processo de filtragem. O empregador também não fornecia copos individuais ou descartáveis. "Os trabalhadores eram obrigados a utilizar o mesmo copo ou a tampa de garras térmicas ou então bebiam diretamente da boca da garrafa", diz o relatório.

Grave problemas também foram encontrados no refeitório, a mesa era improvisada com três tábuas dispostas uma ao lado da outra, fixadas em barrotes de madeira. O local não tinha paredes, lavatório e lixeira. Para aquecer as refeições fornecidas durante os dias de trabalho e cozinhar aos domingos, os homens fizeram um fogareiro utilizando lata e argila.

No relatório do MP-MA também consta um episódio durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em que os trabalhadores ficaram sem poder sair do alojamento por falta de locomoção. "Todavia, comodamente optando pela inércia, a ZURC e a UFMA mantiveram os empregados no local, deixando-os à própria sorte, sem demonstrar sequer preocupação com a alimentação dos mesmos", consta no relatório.

Para tanto, o MP-MA requer o cumprimento de 28 obrigações de fazer e não fazer e o pagamento de dano moral coletivo de R$ 1 milhão pela exploração de trabalhadores a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a órgãos públicos e instituição sem fins lucrativos de reconhecido valor e atuação social.

Para o procurador Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues que está à frente do caso, houve clara omissão da UFMA, caracterizando responsabilidade solidária.  "Houve omissão da UFMA em seu dever de fiscalizar a execução do contrato administrativo, contribuindo, assim, com os gravames perpetrados aos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores", explicou o procurador.

"As condições das instalações sanitárias disponibilizadas, além de vergonhosas, são insalubres e indignas", finalizou o procurador Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues.

Do G1 MA

Almir do Mercado lança pré-candidatura a vereador pelo PSOL

Posted: 03 May 2016 12:57 PM PDT

Quem lançou Sua Pré-candidatura no dia 16 de março pelo PSOL, foi o Almir do mercado, juntamente com ele foi definida também a Pré-candidatura do professor Milton Teixeira a prefeito.  Almir como é conhecido, já disputou várias candidaturas, entre elas, a de deputado estadual, vice-prefeito e numa candidatura a vereador obteve quase 400 votos.

Este ano está confiante em sua vitória, pois dia a dia vai aumentando o número de amigos da cidade e do campo que além de abraçar sua pré-candidatura também serão  cabo eleitoral.


Almir ressalta que ao longo de 12 anos que trabalha no mercado é  dono de uma amizade e apoio dos trabalhadores daquele setor. Segundo Almir, se ganhar as eleições vai ser o representante de todos os  movimentos sociais e sindicais no parlamento, pois sua vida tem sido dedicada em prol das causas dos injustiçados, dos que são perseguidos, enganados e maltratados.

Sua meta é lutar pra que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

Pra isso será um ardente combatente da corrupção em nosso município. A LUTA NÃO PODE PARA 

Semana que antecede o dia das mães promete aquecer comércio local

Posted: 03 May 2016 12:40 PM PDT

O dia das mães é a segunda melhor data do ano para o comércio local, mesmo diante de uma crise financeira nacional, os comerciantes de Açailândia estão otimistas e se preparam com promoções e muitos outros atrativos para atrair cada vez mais clientes.  

De acordo com Estaneslau Pereira da Silva, presidente da Associação Comercial de Açailândia, as promoções no comércio local em datas comemorativas, tem como maior objetivo incentivar a população a comprarem no comércio local, e assim valorizar as empresas locais e investir no próprio município. Por isso todos os anos as entidades ACIA, SICA e CDL realizam campanhas promocionais com esse objetivo, disse Estaneslau.
Pres. ACIA - Estaneslau Pereira da Silva

Para Estaneslau, diante dessa crise é necessário que olhe além da crise, por que se focar a crise o comércio não avança, diante de tal situação podemos escolher, chorar ou vender lenços, e esta é a hora de começarmos a vender lenços. 

Diante dessa crise atual, é necessário que o empresariado tenha os pés no chão e evitem dividas para poderem se sobre saírem da crise, finalizou o presidente.   

Esse a promoção tem como tema "Somos Mais Fortes Como Coração de Mãe". Na campanha desse ano, são 70 lojas participantes da promoção, no dia 07 acontecerá entrega de cestas básicas a comunidade mais carente, dia 08encerra a campanha do dia das mães, dia 09 será feito o sorteio e dia 12 será feito a entrega dos prémios, a entrega acontecerá na sede das entidades na Rua Maranhão, Getat.


Comentários