Fraude do INSS afetou aposentados mais vulneráveis

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Sexta-feira, 2 de maio de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Fraude do INSS afetou aposentados com deficiência e analfabetos. Morar nos EUA pode ser até 230% mais caro que no Brasil. Minas registrou um caso de estupro a cada duas horas. Veja esses e outros destaques desta sexta-feira, 2 de maio de 2025.

INSS
Notícia número 1

Fraude no INSS

Pessoas vulneráveis foram vítimas da fraude do INSS. Investigações indicam descontos indevidos nas aposentadorias de moradores de zonas rurais, sem internet e transporte, pessoas com deficiência ou impossibilidade de locomoção e analfabetos. Auxiliares do presidente Lula já admitem a possibilidade de demissão do ministro Carlos Lupi (Previdência).

Notícia número 2

Sonho americano

O chamado sonho americano é uma realidade histórica para muitos brasileiros que deixam o país rumo aos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Estima-se que cerca de 2 milhões de cidadãos, inclusive, tenham residência em território norte-americano, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Mas cruzar a fronteira pode não significar, diretamente, uma rotina mais tranquila. Além da intensificação da rotina de deportações de imigrantes ilegais desde o início do governo Donald Trump, um estudo da plataforma Numbeo mostrou que o custo de vida nos Estados Unidos é, em média, 56,8% maior do que no Brasil. Veja mais sobre o levantamento.

Notícia número 3

Maio laranja

A campanha Maio Laranja, em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, traz um alerta importante: somente no ano passado, 5.330 mulheres foram estupradas em Minas Gerais – um caso a cada duas horas. No Brasil, a maioria das vítimas tem no máximo 14 anos, o que configura estupro de vulnerável (76%). Destas, 52,2% são negras. Especialistas em segurança apontam que o debate amplo sobre o tema pode ajudar a reduzir os casos.

Notícia número 4

Adeus a Nana Caymmi

Morreu ontem, aos 84 anos, Nana Caymmi, uma das maiores intérpretes da música brasileira. Nos últimos anos, a artista passou por diversas internações, no Rio de Janeiro, para tratar de uma arritmia cardíaca e implantar um marca-passo. A causa de sua morte foi falência múltipla de órgãos, segundo sua assessoria de imprensa. Relembre a carreira de Nana Caymmi.

Notícia número 5

Frio chegando

O frio chegou a Belo Horizonte. A Defesa Civil Municipal emitiu ontem (1º de maio), um alerta para baixas temperaturas na capital, que devem durar pelo menos uma semana. A previsão indica mínimas em torno de 13 °C até quarta-feira (7). Nesta madrugada, capital já registrou sensação térmica negativa. Veja como devem ficar as temperaturas.

Notícia número 6

Expansão e inovação

CONTEÚDO DE MARCA. Em um cenário de crescente demanda por serviços bancários personalizados e acessíveis, especialmente para o público com mais de 50 anos, o Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) acelera sua expansão territorial, mirando regiões ainda carentes de atendimento especializado. A instituição financeira especializada no atendimento ao público 50+, anunciou a inauguração de novos pontos de atendimento, incluindo as primeiras unidades na região Sul e a ampliação da presença no Sudeste. Saiba mais.

Notícia número 7

Conexão astrológica

O match no aplicativo de relacionamento deu certo, a conversa fluiu, e o encontro já está marcado. Mas será que vai rolar química na cama? Para ter certeza, só indo para o "vamos ver", é claro. No entanto, os astros podem dar uma forcinha antes dos "finalmentes". A astrologia indica que, sim, é possível analisar tendências de atração sexual observando um mapa natal. Veja o que é preciso considerar para saber mais sobre a compatibilidade astrológica na cama.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Rodrigo Bustamante

Rodrigo Bustamante - O poder das emoções
Para quem atua na linha de frente, como os policiais, saber lidar com as emoções não é apenas útil – pode ser determinante

Gabriel Azevedo

Gabriel Azevedo - Lady Gaga em Copacabana
O que o Rio ensina a Belo Horizonte?

App O TEMPO

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários