INSS teve programa de antecipação de benefícios suspenso

7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Sexta-feira, 16 de maio de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Suspenso, programa de antecipação de benefícios do INSS se soma aos impasses do governo Lula. Casos de doenças respiratórias são 4,6% maiores ante 2024. Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF. Regras de segurança para o clássico deste domingo são definidas. Veja esses e outros destaques desta sexta-feira, 16 de maio de 2025.

Prédio do INSS
Notícia número 1

INSS

Em meio ao escândalo do desconto ilegal de contribuições do benefício de aposentados e pensionistas, vem à tona mais uma irregularidade. No último dia 7, o presidente do INSS suspendeu o programa Meu INSS Vale+, pelo qual o segurado podia antecipar até R$ 450 do pagamento, por meio do banco digital PicPay – dos irmãos Wesley e Joesley Batista, do grupo J&F. A Federação Brasileira de Bancos avalia que o Meu INSS Vale+ incentiva o superendividamento de um público vulnerável. Mas o que determinou a suspensão foi a exigência de taxas de até R$ 20,99, que podiam corresponder a até 10% do valor retirado pelo beneficiário. O PicPay nega cobrança indevida. No Senado, ministro da Previdência explicou o fim da exigência de revalidação das associações credenciadas ao INSS. "É neste momento que o ladrão entra na casa", disse.

Notícia número 2

Doenças respiratórias

No Brasil, o inverno começa oficialmente em 20 de junho, mas a mudança de temperatura em diversas cidades de Minas desde o fim de abril já acende o alerta para o aumento de casos de síndromes respiratórias. Neste ano, até 7 de maio, o Estado contabilizou 29.723 internações causadas por enfermidades como pneumonia, gripe, sinusite, Covid, entre outras, o que levou o governador Romeu Zema (Novo) a decretar situação de emergência em saúde pública, válida por 180 dias. Na comparação com o ano passado, o número de casos já é 4,6% maior.

Notícia número 3

Novo Marco do Saneamento

O governo Zema (Novo) aproveitou o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União (Propag) para desengavetar um projeto enviado à ALMG ainda em 2021. Arquivado há 2 anos, o texto, que, na verdade, adequa a legislação estadual às exigências do Novo Marco do Saneamento Básico, foi incorporado a uma das propostas protocoladas no dia 7 para viabilizar a adesão ao programa de socorro financeiro aos Estados.

Notícia número 4

Ednaldo Rodrigues afastado

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo. A decisão foi publicada na tarde de ontem. No lugar de Ednaldo, assumiu o vice-presidente da entidade, Fernando José Sarney. Entenda o que motivou o afastamento e os desdobramentos do caso.

Notícia número 5

Regras para o clássico

As regras de segurança para o clássico entre Cruzeiro e Atlético, que acontece no próximo domingo (18), às 20h30, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, já foram definidas. Não haverá 'Rua de Fogo', a presença da Máfia Azul está vetada e a segurança nos camarotes será reforçada. Veja os detalhes.

Notícia número 6

O futuro do trabalho

Fazer carreira em uma única empresa ou viver várias experiências profissionais? Ter aquele emprego estável ou um trabalho mais flexível? As respostas a essas perguntas vão mudando a cada geração. Para discutir as vantagens e os desafios de reunir essas diferenças em um ambiente de trabalho, O TEMPO promove, no dia 20 de maio, o seminário "Conexões Profissionais: O Futuro do Trabalho entre Gerações". O evento acontecerá no Teatro Feluma, e as inscrições são gratuitas. Veja a programação completa e garanta seu ingresso.

Notícia número 7

Dia mais frio do ano

Belo Horizonte registrou, nesta sexta-feira (16 de maio), a menor temperatura do ano. Por volta das 4h, os termômetros marcaram 12,3ºC na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, na região Oeste da cidade. A temperatura foi a mesma registrada em 3 de maio e segue com a mais baixa do ano até então. Veja a previsão do tempo.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Fabrício Carpinejar

Fabrício Carpinejar - Um book involuntário
'Viramos mendigos do amor em restaurantes, bares ou pontos turísticos'

Gabriel Azevedo

Gabriel Azevedo - Nós diante das transformações no trabalho
Ou o país requalifica sua força, ou vai regredir

O TEMPO Seminários

Nos acompanhe nas redes sociais

Nos curta no Facebook
Nos siga no Instagram
Nos siga no Twitter

Enviado por 7 às 7: Sete notícias que você precisa ler antes de começar o seu dia

Quer nos dar algum feedback? Contate-nos! 7as7@otempo.com.br

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Comentários