
A ONG Anjos Solidários vai lançar uma campanha em prol da mudança do nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero. A informação foi dada ao Site Miséria pelo empresário Tadeu Alencar, que está se inteirando melhor em relação aos trâmites legais da questão para levar o projeto adiante. Na conversa com o médico Giovani Sampaio, que foi deputado estadual, ele soube que a Assembléia Legislativa teria que baixar um Decreto Legislativo propondo um plebiscito em Juazeiro.
O documento deve ser recheado de justificativas claras e convincentes em torno da intenção para que possa conquistar a aprovação mínima de 2/3 da Casa. É exatamente aí onde entra o sentido de pressa do Capitão Tadeu e sua esposa, Luiziane Alencar, coordenadores da Organização Não Governamental. O casal está focado no desejo de ver esse plebiscito sendo realizado em Juazeiro no dia 3 de outubro por ocasião do pleito eleitoral.
Naquele dia, além de votar para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, o juazeirense iria dizer sim ou não quanto a mudança de nome da cidade. Com a decretação do plebiscito pela Assembléia, o passo seguinte seria oficializar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre a necessidade de programação diferenciada nas urnas eletrônicas de Juazeiro, incluindo o plebiscito. Se tudo der certo, Tadeu adiantou que irá às ruas em campanha pelo "Sim" que mudaria o nome.
O empresário diz que não se furtaria em arregimentar os amigos com essa finalidade sem esquecer um bom trabalho de marketing. Se julgar pelo fato de ter pedido ao artista Luiz Fidélis para ir compondo uma música, é possível notar que o dirigente da ONG está confiante. Ele lembra que, em 1985, o então vereador João Barbosa saiu em defesa dessa mudança de nome, mas não vingou face a campanha contrária de comerciantes por questões burocráticas e algumas injunções de ordem política.
ARTIGO - Todavia, observa que a burocracia hoje é bem menor em virtude da força da informática e que essa mudança seria paulatina descartando qualquer radicalismo se isso vier a ocorrer. O empresário não esconde que um dos motivos dessa pretensão veio do artigo escrito pelo jornalista Flávio Paiva e publicado no Caderno 3 do Jornal Diário do Nordeste, edição de 25 de fevereiro deste ano, sob o título "A Juazeiro do Padre Verde".
O texto destaca que ?Ao completar 100 anos, Juazeiro do Norte poderia mudar de nome para Juazeiro do Padre Cícero, em uma justa homenagem. "A fonte de onde emana toda essa mística tem endereço, nome e lugar definido no mapa do Ceará. Chama-se Juazeiro do Norte e, mais dia menos dia, acabará sendo chamada de Juazeiro do Padre Cícero", escreveu remetendo a outro artigo: "O Oráculo de Juazeiro" publicado em 2001 no Jornal O Povo.
Tadeu concorda na justiça da homenagem e acrescenta sobre esse momento "ímpar e oportuno" do aniversário de 100 anos de Juazeiro. Na noite de ontem, a reportagem do Miséria conversou com o ex-vereador João Barbosa, de 82 anos, sobre o assunto e o mesmo ficou bastante feliz em ver a ONG Anjos Solidários retomar essa idéia. Ele disse que a Câmara chegou a solicitar da Assembléia a determinação do plebiscito, porém jamais foi feito. "É uma forma de associar melhor e divulgar mais o nome do Padre Cícero", argumentou confessando ter recebido elogios em correspondências de todo Brasil.
Fonte: Site Miséria
Comentários