Delegado diz como evitar as “saidinhas de banco”
Guilherme Duarte
A chamada “saidinha de banco”, ação em que assaltantes observam a movimentação dentro de uma agência bancária e fazem a abordagem das vítimas do lado de fora, está aumentando em Rio Bonito. De acordo com o delegado da 119ªDP (Rio Bonito), Nicolau Matuh, pequenas precauções da população podem evitar que o assalto seja realizado. “Primeiramente a pessoa não deve pedir ajuda a estranhos, deve sempre procurar funcionários da agência bancária. Além disso, a pessoa só deverá sair de frente do guichê quando já estiver com o dinheiro guardado. E lembre-se de não guardar o dinheiro num só lugar, procure dividir nos bolsos. Procure também notar se tem alguém que não esteja fazendo nada no banco, eles podem estar informando aos comparsas que estão do lado de fora quem está saindo da agência com as maiores quantias”, esclarece o delegado.
“Nem sempre a abordagem acontece em frente à agência. É comum os assaltantes seguirem a vítima, a pé ou de moto, até um lugar menos movimentado ou, em alguns casos, até a casa ou local de trabalho.Carros e veículos maiores nunca são usados neste tipo de assalto, que requer agilidade na fuga. Geralmente os assaltantes atuam em dupla ou trio”, revela Nicolau.
Outro ponto importante que muitos esquecem é sobre fazer saques à noite. “Evite a operação neste horário e certifique-se de que não há alguém suspeito por perto antes de entrar em um caixa eletrônico. Também não é aconselhável contar em público o dinheiro. E ao fazer qualquer operação bancária mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado. Vale lembrar que guardar cartão de crédito e senha no mesmo lugar é um dos erros mais graves”, complementa o delegado.
Fonte: Guia RB
Comentários