Exprocrato, Negociações

Foram fechados muitos negócios nos currais e pavilhões que ainda não foram contabilizados

Crato. Fim de festa. Começou o desmonte dos estandes e barracas da Exposição Agropecuária do Crato. Aos poucos, a cidade vai retomando as atividades normais, curtindo a ressaca de oito dias de exposição, a saudade dos amigos e parentes que reapareceram nos braços da Expocrato, os encontros românticos e saudosistas que lembraram o Crato de antigamente.

Os dois últimos dias da Expocrato foram marcados por congestionamentos no trânsito, falta de espaços para estacionamento e ocupação total da rede hoteleira. O parque de exposições se tornou pequeno para a dimensão da festa. A cidade não suportou o grande número de visitantes, mais de 600 mil pessoas, que lotaram hotéis, casas de família e pousadas. O hotel Vila Real, por exemplo, teve que transformar a sala de internet em um apartamento para atender a uma família, com crianças, que pediu, pelo amor de Deus, um local para dormir.

Mas, de um modo geral, os expositores e comerciantes ficaram satisfeitos com o apoio e a infraestrutura oferecidos e, principalmente, com o volume de negócios. O criador de cavalos de raça, Kael Rocha, não tem do que reclamar. A Expocrato, segundo afirmou, é o balcão de vendas dos animais de raça. Além dos leilões, que foram transmitidos pelo Canal do Boi, foram fechados muitos negócios nos currais e nos pavilhões que ainda não foram contabilizados pelo balanço oficial.

Novos negócios

O expositor Roberto Lins de Oliveira, que veio da fazenda Califórnia, em Recife, trazendo aves ornamentais, entre as quais 18 raças de faisões, vendeu 600 pintos. Com a experiência de quem participa das principais exposições do Brasil, o criador que, pela primeira vez vem ao Crato, diz que o mercado é promissor. No entanto, o espaço é pequeno para o tamanho da festa. Que, segundo afirma, é da mais alta importância para a economia da cidade. O expositor promete voltar no próximo ano, para dar continuidade ao projeto de venda da raça índio gigante que pesa seis quilos e mede um metro.

Análise

Roberto analisa que o poder aquisitivo da região é bom. No entanto, a Expocrato não reflete o poder econômico da região porque, pelo fato de ser aberta ao público, isto é, não cobrar ingresso, tornou-se um evento popular que se nivela aos maiores do gênero do Brasil.

O vendedor de churrasquinho, Cosme Pereira da Cruz, que veio de João Pessoa, na Paraíba, comemorou ontem, no final da festa, a venda de 1.000 churrascos por dia. Cosme afirma que a Expocrato é a mais movimentada festa agropecuária do Nordeste.

Diante dessa realidade, é retomada a discussão em torno da necessidade da ampliação ou construção de um novo parque.

Mais espaço

A Prefeitura do Crato apresentou o projeto de modernização do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, exposto ano passado, pelo Prefeito deste Município, Samuel Araripe, redimensionando o espaço e possibilitando melhores condições de funcionamento.

O novo projeto proporciona a utilização do parque durante o ano todo, com o reaproveitamento dos espaços, além de se tornar uma área de lazer permanente dentro da cidade. Samuel Araripe argumenta que a área será urbanizada. A construção de avenidas darão acesso as principais entradas da cidade. Uma outra proposta é de construir um novo parque, em local a ser escolhido, com investimento de 25 milhões de reais. A área do atual parque seria doada a Universidade Regional do Cariri (Urca) para expansão do seu campus universitário.

Vantagens

O argumento de arquitetos é de que o novo parque obedecerá um projeto técnico que atenda às exigências modernas de pistas para vaquejadas, centro de manejo, casas de apoio para vaqueiros e expositores, palanques, locais de shows e estacionamento para 5 mil veículos.

Resultado

"O parque é pequeno para o tamanho do evento que está entre as maiores do Brasil"
Roberto Lins Oliveira
Expositor

"Falta uma melhor estrutura para o atendimento ao pecuarista, durante o evento"
Ariovaldo Carvalho
Expositor

"Na feira, a venda do gado nos leilões foi melhor do que nos pavilhões "
Valêncio Carvalho
Expositor

MAIS INFORMAÇÕES
Parque de Exposições do Crato
Praça Filemon Teles - Centro
Crato/CE
(88) 3521.2120

Antônio Vicelmo
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários