O Barro esteve presente no I Balaio do Patrimônio realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan no Ceará, em parceria com as prefeituras de Crato e de Barbalha, nos dias, de 25 a 27 de agosto, na cidade do Crato. Essa é uma das principais ações de promoção do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial – PNPI promovido pelo Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.
O evento abrange uma série de seminários para gestores públicos da área cultural, principalmente secretários e técnicos municipais, e tem como objetivo promover a Política Nacional de Patrimônio Imaterial do Iphan, fomentando a salvaguarda do patrimônio imaterial pelos municípios brasileiros. A primeira edição do Balaio contemplou gestores de 36 municípios da mesorregião sul cearense. Nessas cidades, estão em fase de elaboração os planos de ação voltados à assinatura de Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural – APPC em conjunto com o Iphan.
Para o secretário Sanderley Coelho o Balaio foi a porta de entrada para trazer para o município de Barro a possibilidade de criação de uma legislação municipal de proteção ao patrimônio, assim como a articulação com o Iphan para a vinda de técnicos para uma visita e consecutivamente um estudo mais aprofundado dos nosso bens culturaisl, tanto materiais como imateriais.
Sanderley Coelho
Comentários