Eleição da Câmara Municipal de Barro

Maria Pereira de Lyra (PRB) entra na disputa com, pelo menos, outros três colegas de bancada a presidência da Casa.
Por: Roberta Farias
A eleição para escolha do novo presidente do Poder Legislativo do município de Barro, que comandará os destinos da Câmara durante o biênio 2011/2012, poderá escrever uma nova página no contexto político do município.
Pela primeira vez, num pleito onde somente os legisladores têm o poder de voto, uma mulher participa do processo sucessório com reais chances de vencer a disputa. Trata-se da republicana Maria Pereira de Lyra (PRB), que mesmo exercendo o seu primeiro mandato, busca articular com os demais colegas apoio necessário para tal conquista.
Integrante do bloco de sustentação do governo municipal no legislativo, a parlamentar, no entanto, vai ter que disputar com, pelo menos, outros três colegas de bancada a presidência da Casa.
“Colocamos nosso nome a disposição por entendermos que, há exemplo do que compreendeu a nação brasileira, quando elegeu a exministra Dilma Roussef, a mulher detém dos mesmos níveis de conhecimento e preparo que o homem”, afirma.
A eleição, que acontecerá na segunda semana do mês de dezembro próximo, poderá criar fissuras na base aliada ao governo local; formada por seis parlamentares, a maioria do partido Democrata (DEM). Como não há consenso em relação à escolha de nomes dentro da bancada situacionista, há indícios que a eleição seja decidida através do apoio conferido por parlamentares da oposição.
Em Barro, a bancada oposicionista é formada por dois vereadores do PDT e um do Partido Verde (PV). Para chegar à presidência da Câmara serão necessários, pelo menos, cinco votos. Atualmente, a republicana conta com o apoio declarado de mais um colega e de dois outros parlamentares que ainda preferem se manter no anonimato.
“Estamos construindo uma base sólida. Como há outros vereadores que também disputam à eleição, alguns colegas estão preferindo não declarar o apoio abertamente. Pelo menos, por enquanto”, explica a vereadora.
Além de Maria Pereira de Lyra, também pleiteiam a presidência da Câmara os vereadores Eleonilton Feitosa (DEM) e Tico Felipe(DEM). Também há informações de que o atual presidente, Vicente Alexandre (PTN), venha a disputar a reeleição à presidência. O parlamentar, no entanto, afirma ter compromissos já firmados com outra candidatura.
Fonte: Jornal do Cariri

Comentários