Por: Márcio Dornelles
Os oceanos despontam como a próxima fonte de energia limpa a ser explorada e o Brasil, com 7.491 quilômetros de litoral, quer aproveitar as águas do Atlântico. A primeira usina movida a ondas será instalada no Ceará ainda este ano, no Porto de Pecém. A tecnologia é desenvolvida pela Coppe e o empreendimento terá capacidade de gerar 50 kw.Para o diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, a energia dos oceanos ainda está na fase pré-comercial. "Estamos em uma corrida tecnológica que dará vantagem a quem chegar com soluções primeiro. O projeto no Ceará é inovador e coloca o Brasil em uma boa posição nesta corrida invisível pela hegemonia tecnológica", comenta.
Segundo Estefen, levantamento da Coppe aponta potencial de geração de 87 mil MW só com a força das ondas nos mais de 8 mil quilômetros do litoral brasileiro. Some-se a isso o aproveitamento da energia das marés e o potencial total passaria dos 100 mil MW, ou quase toda a energia gerada no país:
"Na prática, no entanto, apenas cerca de 15 mil MW desse potencial poderiam ser instalados. Ainda assim, é mais do que uma usina como Itaipu."
*Com informações do O Globo.
fonte: Ceará Agora
Comentários