Pular para o conteúdo principal

Delegacia de Barro: Providências precisam ser tomadas





 Há algum tempo nós do Blog do Barro alertamos para a precariedade da Delegacia da cidade, esperamos que algo possa ser feito para se ter um local digno tanto para detentos como para o destacamento policial.

Veja Reportagem Jangadeiro Online / Cadeia de Quixeré, na região Jaguaribana

A juíza Flávia Setúbal de Souza Duarte, da comarca de Quixeré, na região Jaguaribana, determinou, no último dia 29 de abril, a reforma da cadeia pública do município. O pedido foi proposto pelo promotor de Justiça Cleiton Sena de Medeiros. Com a decisão, o Governo do Estado tem o prazo de 90 dias para executar a obra, sob a pena de multa no valor de R$ 5.000,00 por dia de descumprimento da decisão.


A ordem é de que a estrutura física do estabelecimento prisional seja reforçada, sobretudo o forro do prédio, fornecendo, assim, condições adequadas de higiene que atendam aos requisitos do relatório elaborado pela Vigilância Sanitária. Além disso, deve-se melhorar a segurança do local, por meio da construção de uma guarita elevada.
Situação atual
O município de Quixeré possui apenas uma cadeia pública, que, de acordo com a juíza Flávia Duarte, encontra-se em situação precária. Segundo o despacho da magistrada, o prédio é bastante antigo, possui baixa capacidade de alojamento e não atende aos parâmetros legais relativos à salubridade, segurança interna e higiene. Além disso, o local não conta sequer com muros de isolamento, permitindo assim fácil exposição às pessoas que passam pela rua.
Outro problema é contar apenas com uma agente penitenciária para fiscalizar um contingente de, pelo menos, 24 presos, a qual ainda acumula a função de cozinhar para os detentos. O reforço é feito por somente um policial militar por dia, em sistema de revezamento, facilitando, dessa forma, a ocorrência de fugas.
O Jangadeiro Online entrou em contato com a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), responsável pelas cadeias públicas do Estado, para saber como andam as obras de reforma. Entretanto, até o fechamento deste post, a resposta ainda não tinha sido enviada.
Redação Jangadeiro Online, com informações do Ministério Público

Comentários

Anônimo disse…
Infelismente vejo com muita tristesa, esta noticia da precariedade desta delegacia como tambem tantas outras,faço uma critica construtiva, aos nossos representantes que estão na frente do comando , como pode ? um municipio com 22.000 habitantes, dispor apenas de 3 policiais e uma aviatura.Uma delegacia a 43 km para se faser ocorrencias?e nesta delegacia com 10 funcionarios para atender 10 muniucipios? SOS JUSTIÇA. O NOSSO POVO MERECE RESPEITO.ACORDA BARRO.