Jogo 'PES 2012'

Gustavo Petró Do G1, em São Paulo

Neymar é o astro da capa de 'PES 2012' (Foto: Divulgação) 
Neymar é o astro da capa de 'PES 2012'
(Foto: Divulgação)
Quando se trata de game de futebol no Brasil, os fãs do gênero são quase unânimes: a série "Pro Evolution Soccer" (PES) é a melhor, embora não tenha apresentado grande evolução ao longo dos últimos anos. O sucesso da série no país faz com que a produtora japonesa Konami, dona da franquia, aposte suas fichas no mercado nacional e da América Latina. Assim, "Pro Evolution Soccer 2012" é o único jogo a ter a licença da Copa Libertadores com direito a times brasileiros e traz o atacante do Santos Neymar, o craque do momento no país, na capa que será comercializada na região das Américas.
Sobre o atleta, Jay Boor, gerente da marca "PES" da Konami, disse ao G1 que está muito feliz em ter o craque na capa. "As negociações ocorreram muito bem. Ele [Neymar] quis estar na capa e ficamos muito contentes que tudo deu certo". Em vídeo durante o evento Konami Gamers Night, realizado na noite de terça-feira (13) em São Paulo, Neymar também se disse feliz em ser o astro da capa do game.
Elano, Neymar e Ganso, jogadores do Santos, em versão virtual no game 'Pro Evolution Soccer 2012' (Foto: Divulgaçâo) 
Elano, Neymar e Ganso, jogadores do Santos, em versão virtual no game 'Pro Evolution Soccer 2012' (Foto: Divulgaçâo)
E se fora dos gramados virtuais é bom ver a preocupação da Konami com o mercado brasileiro, com o game traduzido em português e trazendo a narração de Silvio Luiz e os comentários de Mauro Beting, na hora em que a bola começa a rolar, o título deve agradar mais aos fãs de longa data da franquia do que atrair novos jogadores, criando um nicho dos que preferem um futebol mais difícil e tático em "PES" dos que preferem um jogo mais realista, cadenciado e amigável como as últimas versões de "FIFA". Entre os times brasileiros estão os que participaram da edição 2011 da competição sul-americana: Grêmio, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Santos.
Nos testes que o G1 realizou com "Pro Evolution Soccer 2012" durante o evento da Konami, a versão ainda não era a que estará nas lojas do dia 27 de setembro, mas já trazia os elementos que a produtora destaca como uma Inteligência Artificial que trabalha o comportamento dos atletas que não são controlados pelo gamer, tornando o ataque e a defesa mais eficientes, e o controle de um segundo jogador, que não está com a bola, aumentando as possibilidades do ataque.
Internacional de Porto Alegre é um dos times brasileiros em 'PES 2012' (Foto: Divulgação) 
Internacional de Porto Alegre é um dos times
brasileiros em 'PES 2012' (Foto: Divulgação)
Quando a bola começa a rolar, logo percebe-se que o game é focado para os fãs. A velocidade do jogo foi reduzida, com atletas levando um tempo precioso para conseguir dar uma arrancada ou, quando a bola muda inesperadamente de direção ou, em um bate-rebate, cai nos pés do adversário, para reagir e correr atrás dela. Um leve toque no botão de passe, o que poderia conduzir a bola para o adversário mais perto, acaba saindo um passe curto e fraco demais, dando oportunidade para o adversário realizar um contra-ataque. Em compensação, segurar um pouco mais de tempo o botão faz o jogador realizar um passe longo demais, para um colega que está muito longe. O mesmo acontece com os chutes ao gol, que ou para nas mão do goleiro ou saem pela linha de fundo. Tudo isso, no entanto, é uma simples questão de adaptação e treino, algo que os fãs da série não terão problemas.
Para fazer com que a partida tenha uma melhor fluidez, é necessário mudar o esquema tático e a posição dos jogadores, abrindo mais os espaços no meio e no ataque e fechando mais a defesa, e nisso "PES 2012" consegue desempenhar um bom papel. Mudar a posição de um atleta é simples, bastante clicar na bolinha que o representa na tela de esquema tático e colocá-lo onde desejar.
Ainda, há opção de mudar detalhes táticos para fazer com que o time tenha uma formação mais densa ou aberta, se os passes trocados serão mais longos e se a mentalidade será ofensiva ou defensiva - tudo selecionado por pontos, fazendo com que mínimas mudanças tenham impacto na partida.

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