Siameses do PA: houve uma "discreta melhora"

Do G1, em São Paulo

Um novo boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (4) pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará informou que houve uma "discreta melhora" no estado de saúde dos gêmeos siameses recém-nascidos em Anajás no dia 19 de dezembro. Os bebês, inclusive, voltaram a beber o leite humano da instituição após dois dias de pausa da dieta. O objetivo era esperar pelos resultados dos exames pelos quais passaram.
A angioressônancia (método de exame não invasivo utilizado para visualizar as veias e artérias do corpo) serviu para ajudar a equipe médica a "compreender à anato-fisiologia dos bebês por parte da equipe”, segundo o comunicado. De acordo com o boletim, o estado dos irmãos é grave, mas clinicamente estável. Eles seguem respirando com a ajuda de aparelhos.
Batizados de Emanuel e Jesus, os siameses têm duas cabeças, com dois cérebros funcionais, dois estômagos, duas colunas vertebrais e um só coração. Eles são filhos de uma mulher de 23 anos que já tinha outros três filhos. Segundo o obstetra José Brasil, ela não havia realizado durante o pré-natal  o exame de ultrassom que pudesse identificar os gêmeos siameses.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Anajás, Dilma da Silva Soares, a mãe não foi submetida a ultrassom porque na cidade não há o aparelho.

Comentários