Dos Companheiros dos Barro News: Política Barrense: Eita coisinha morgada viu..

2012-06-16 18:27
Por João Batista Cirilo, Do Barro News

Mais uma tenda de espetáculos foi destaque no que chamam de “política” em Barro. No centro do picadeiro estavam os velhos e conhecidos personagens de sempre, que realmente parecem querer a todo custo sedimentar novos ares na pacata cidade. Se estes ares serão tempestades de inoperância maximizando cada vez mais o recuo barrense ou uma humilde brisa de bom-senso e honestidade em prol do bem social somente o tempo poderá dizer.

Todavia, é necessário ressaltar a demasiada empatia e experiência das três vias de pretensão a majoritária: (01) – Os candidatos da situação; (02) – Os candidatos do chamado “grupão” e (03) – Os candidatos da chamada “terceira via”.

Entendendo o cenário

Com vistas as eleições vindouras vários líderes partidários de oposição ao governo municipal resolveram se unificar na tentativa de impedir tal governo de eleger um sucessor. O primeiro a romper e sair da base de apoio foi o radialista e vereador Vicente da Silva, porém este nunca assumiu ter saído com vistas as eleições majoritárias.

Em seguida, foi a vez do empresário Joaquim Alves, líder partidário, que ainda que involuntariamente acabou por levar consigo os então secretários Sanderley Coelho e Flavio Tomáz, uma vez que estes pertencem ao mesmo partido de Joaquim, o gigante PRB.

Logo, surgiram então os rumores de aliança destes com os lideres Antonio Leite Tavares (PTB), Jader Mello (PV), Professora Elionita (PT), Professor Bezerra Silva (PCdoB), Alencar Nunes (PSB) e Janildo Alves (PMDB). Falava-se então na formação do famoso “grupão”.

Mas não seria gente de mais para um só governo? Bom, o fato é que Alencar Nunes e Bezerra Silva acabaram por formar a chamada “terceira via”, com o apoio do PT, da Professora Elionita.

Enquanto isso lideres que em outrora fizeram árdua oposição ao governo municipal do Prefeito Marquinélio há tempos já haviam feito as pazes com tal prefeito, como Professor Neneca Tavares, por exemplo.

E como Neneca é realmente uma figura de peso havia então a necessidade de se inserir nomes fortes neste cenário. o fato é que somente agora, aos 45 do segundo tempo foi noticiado o produto resultante da tão balada consolidação do “grupão”, oficializado em suas vias de fato neste sábado (16). Regados a uma salva de fogos como de costume e que parecia não ter mais fim, diga-se de passagem, seus membros anunciaram os nomes de pré-candidatos a prefeito e vice.

Entendendo a disputa

Nesse contexto, as eleições majoritárias em Barro serão disputadas por Antonio Leite Tavares e Emanuel Neves formando chapa pelo grupão; Professor Neneca Tavares, candidato do Prefeito Marquinélio e forte rival do grupão, com vice ainda a ser anunciado e como terceira via Alencar Nunes e Professor Bezerra Silva

O Barro News tentou falar com o governo municipal, por meio de sua acessoria, mas ainda não fomos atendidos. Em conversa com o Barro News, o Professor Bezerra Silva da chamada “terceira via”, disse não ter nada pessoal contra os lideres do grupão e da situação. Porém se mostrou radicalmente contra o modelo político adotado por estes e foi categórico ao caracterizar tal modelo como o “pior” já instalado em Barro.

Informações extra-oficiais apontam datas para as convenções partidárias em Barro. A primeira seria da “terceira via” e ocorreria em 23 de junho na Câmara de Vereadores. A segunda seria do “grupão” e ocorreria possivelmente em 25 de Junho e a terceira da “situação” em 30 de junho, último dia portando, quando do calendário eleitoral.

Bom, ficamos no aguardo então dos novos redemoinhos no cenário político barrense. Que venham as convenções agora e como diria o poeta: “Que vença o melhor”...

Comentários