Iguatu Noticias

Iguatu Noticias


Eunício defende queda de Eduardo Cunha e ataca Ciro

Posted: 06 Nov 2015 06:01 PM PST


Um dos principais nomes do PMDB no Congresso Nacional, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) defendeu a queda do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em entrevista na manhã desta sexta-feira (6), à rádio O POVO/CBN. "Acho que ele não tem mais nenhuma condição do ponto de vista ético de presidir a Câmara. O sr. Eduardo Cunha tem direito de defesa, mas há um desgaste político, e eu compreendo que ele não tem mais, do ponto de vista político, condições de presidir a Câmara e de ser o terceiro brasileiro na hierarquia do poder", declarou o senador cearense.

Eunício também rebateu as críticas que vem sofrendo do ex-governador Ciro Gomes (PDT), que publica constantemente em seu Facebook notícias sobre os negócios do parlamentar. "Maus feitos tem feito o senhor Ciro Gomes, que colocou R$ 5 ou R$ 7 bilhões do Ministério da Integração, dinheiro público, numa empresa chamada Transnordestina, e foi ser o presidente dessa empresa no dia seguinte. Malversação de dinheiro público fez o senhor Ciro Gomes quando ministro da Integração Nacional. Já esqueceram o caso Dnocs? Já esqueceram um diretor do BNB, com carta escrita inclusive, buscando valores de empresários? Já esqueceram o que aconteceu com a saúde pública do Ceará e tornou-se a pior do Brasil? Não vou fazer embate. Agora, não quero ver batedor de carteira gritando pega ladrão", disse Eunício.

Questionado sobre quem seria o 'batedor de carteira', o senador explicou que falava no "sentido figurado". "Pessoas que não têm o comportamento ilibado cobrando ética, quando todos nós sabemos o que aconteceu no Governo do Estado", esclareceu.


Morre aos 80 anos o ex-governador do Ceará e ex-ministro Beni Veras

Posted: 06 Nov 2015 12:37 PM PST

Faleceu na manhã de hoje, em Fortaleza, aos 80 anos, o ex-governador e ex-senador Beni Veras, um dos fundadores do PSDB e uma das principais lideranças do movimento que ficou conhecido como "projeto das mudanças", em meados dos anos 1980, que elegeu o então jovem empresário Tasso Jereissati ao governo do Estado, derrotando a política dos "antigos cononéis". 

Benedito Clayton Veras Alcântara, conhecido como Beni Veras foi empresário e liderança política com militância desde a juventude no movimento estudantil e posteriormente, no sindicalismo patronal, tendo sido vice presidente da FIEC - Federação das Indústria do Estado do Ceará e do CIC - Centro Industrial do Ceará. 

Em 1991 foi eleito senador e em 1994, assumiu o ministério do Planejamento no governo de Itamar Franco. Em 1999 foi eleito vice-governador, no terceiro mandato de Tasso Jereissati, assumindo o governo em 2002, com a renuncia de Tasso para disputar uma vaga de senador.

Beni Veras estava doente há vários anos, tendo a saúde agravada nos últimos tempo. Ele estava internado no Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, há duas semanas, em estado grave. 

'Não vamos desistir do país', diz procurador da Lava Jato

Posted: 06 Nov 2015 07:43 AM PST

O procurador da República e coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, disse nesta quinta-feira (5) que, apesar de sentir nas ruas um clima negativo em relação a punição do caso e a possível diminuição da corrupção, "não vamos desistir do nosso país."

"Existem causas que valem a pena lutar independente do resultado e o Brasil é uma delas", completou, sendo aplaudido de pé por cerca de 300 pessoas.

O procurador contou que tem sido abordado nas ruas e parabenizado pelo trabalho desenvolvido na Lava Jato. Mas a perspectiva em parte da população não é das melhores.




Inflação oficial acumula taxa de 9,93% em 12 meses, diz IBGE

Posted: 06 Nov 2015 07:38 AM PST


A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulou, em outubro deste ano, taxa de 9,93% em 12 meses, informou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é superior ao teto da meta da inflação do governo federal, que é 6,5%.

O IPCA ficou em 0,82% em outubro deste ano. Em setembro, a taxa ficou em 0,54%, enquanto em outubro de 2014, o IPCA foi 0,42%. No ano, a taxa acumulada chega a 8,52%.



Lula diz que não teme ser preso

Posted: 06 Nov 2015 07:35 AM PST


O ex-presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (5) que não tem medo de ser preso pelas operações Lava Jato ou Zelotes. A declaração foi feita em entrevista ao programa SBT Brasil, da rede SBT.

"Não temo [ser preso]". "Eu duvido que tenha alguém neste país –do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário pequeno ou grande– que diga que um dia teve alguma conversa ilícita comigo", acrescentou.

O petista ironizou investigações que afetam seus familiares, principalmente o filho Luis Cláudio, e disse que o Brasil está "vivendo neste momento a república da suspeição". Segundo ele, hoje no país não é necessário ter provas contra um acusado, é preciso apenas suspeitar de alguém para que a pessoa esteja condenada.



'Cunha vai ser julgado como deputado comum', diz relator

Posted: 06 Nov 2015 07:34 AM PST


Brasília. O deputado Fausto Pinato (PRB-SP) foi confirmado nesta quinta como o relator no Conselho de Ética do processo de cassação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pinato afirmou que deve aceitar a denúncia contra o peemedebista – afastando a possibilidade regimental de arquivamento prévio – e que Cunha será julgado como qualquer um dos outros deputados.

"O senhor Eduardo Cunha vai ser julgado como um deputado comum, não como presidente da Câmara. A partir deste momento eu me torno um juiz. E, como um juiz, tenho que ter imparcialidade e julgar conforme as provas dos autos", afirmou.

O arquivamento sumário da representação contra Cunha é o objetivo principal dos aliados do peemedebista. Mesmo que o relator não o faça, a decisão é do colegiado do conselho, composto por 21 membros titulares.



Comentários